Ciência
27/03/2021 às 08:00•2 min de leitura
A páscoa já está bem próxima de ser comemorada mundialmente. Uma tradicional celebração das religiões cristãs, a data é comumente lembrada pelos ovos de páscoa, coelhos e chocolate.
Mas, será que essa celebração religiosa com raízes na crucificação, morte de Jesus Cristo e sua ressurreição é praticada da mesma forma em diferentes partes de globo? Confira na lista abaixo algumas das várias celebrações de páscoa ao redor do mundo.
(Fonte: Polish Tourism Organisation)
O país é conhecido por valorizar bastante a páscoa, o feriado é considerado um dos mais importantes do ano para os católicos poloneses. Por lá, é bastante comum a comercialização de folhas de palmeira feitas a mão, que recebem benção na igreja e depois são deixadas nas casas. Ovos de galinha decorados manualmente com técnicas de pintura também são uma tradição.
(Fonte: Wikipedia)
A Semana Santa marca o período de páscoa para os espanhóis. Por lá, é comum as grandes empresas darem uma semana de folga aos seus funcionários. Os pequenos negócios geralmente folgam menos durante o período. Desfiles carregados de imagens santas tomam as ruas de cidades na época de páscoa.
(Fonte: Newsbook)
É conhecida por ter o Bilby de Páscoa em vez do tradicional coelho. O bilby é um marsupial em risco de extinção, que possui orelhas que remetem ao coelho. Além do tradicional jantar de páscoa e dos chocolates, é comum os australianos degustarem o típico pão cruzado durante o feriado.
(Fonte: Sputnik News)
Na Rússia, a páscoa comemora você. Brincadeiras à parte, por lá uma celebração tradicional ocorre nas igrejas. Na véspera de páscoa, devotos aguardam a chegada da meia-noite, que marca a ressurreição de cristo anunciada pelo padre. O anúncio é seguido pelo acendimento das velas e marcado pela felicidade em comunhão.
(Fonte: Israel 21C)
Devido à sua representatividade, a páscoa na terra santa pode ser a realização de um sonho para muitos cristãos. Por lá, na sexta-feira Santa acontece a procissão pela Via Dolorosa. Já no sábado de Aleluia os ortodoxos costumam se organizar no local onde se acredita que ficou a tumba de Jesus Cristo, para realização do Rito do Fogo Santo.