5 livros e as séries de sucesso que eles inspiraram

29/04/2021 às 15:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde que o cinema foi criado, na virada do século XIX para o XX, já eram produzidos roteiros inspirados em obras literárias: Sherlock Holmes foi adaptado para um curta em 1900 e o famoso filme Viagem à Lua (1902)de Georges Mèlies, era baseado nas obras de ficção científica de Julio Verne e H.G. Wells. 

Em décadas mais recentes, os livros também foram transportados para as telinhas da televisão. Aqui no Brasil, por exemplo, é comum que nossos autores sejam adaptados para as novelas da Rede Globo: Tieta e Gabriela são adaptações de livros do baiano Jorge Amado, Ciranda de Pedra é um elogiadíssimo romance de Lygia Fagundes Telles e Orgulho e Paixão foi inspirada pela autora inglesa Jane Austen. 

As produtoras das séries gringas que curtimos ver no streaming também estão adaptando muitos livros. Alguns são sucessos da literatura pop, enquanto outros são clássicos, mas tem adaptações para todos os gostos. Confira cinco delas. 

1. O Conto da Aia, de Margaret Atwood

O livro: Essa ficção distópica, lançada em 1985, mostra um futuro em que um estado fundamentalista religioso ocupou os Estados Unidos. A narradora é Offred (Do Fred, literalmente), uma das "aias", mulheres obrigadas a servir e ter filhos para as classes dominantes. Ela descreve, em detalhes, o sistema do estado de Gileade. Além disso, flashbacks mostram sua vida antes de ser "aia". Há uma continuação, Os testamentos.

A série: A produção começou em 2016, pelo serviço de streaming Hulu. Elizabeth Moss foi a atriz contratada para a protagonista Offred, ganhando muitos elogios. O material do livro "terminou" ainda na primeira temporada, com novos desdobramentos a partir da segunda — todas muito elogiadas pela crítica. Em 2021, estreia a quarta temporada. No Brasil, a gente pode assistir à série no Globoplay e no Amazon Prime Video.

2. Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo

O livro: início de uma trilogia de fantasia e aventura, Sombra e Ossos é narrado pela adolescente órfã Alina Starkov. Ela vive em uma terra chamada Ravka (inspirada na Rússia) e sua vida muda completamente quando ela descobre poderes especiais e precisa utilizá-los para salvar seu melhor amigo. 

A série: A história de Sombra e Ossos foi somada a personagens de Six of Crows: Sangue e Mentiras, outro livro da mesma autora, que se passa no mesmo universo ficcional, para criar a série da Netflix. Encomendada em 2019, a série teve as suas gravações atrasadas por conta da pandemia, mas chegou ao streaming em abril de 2021, com boa recepção da crítica e dos fãs dos livros. 

3. The Witcher: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia, de Andrzej Sapkowski

O livro: ou melhor, os livros, pois são oito. A série do polonês Andrzej Sapkowski começou a ser publicada no início dos anos 1990, conquistando fãs em todo o mundo e recebendo traduções para diversos idiomas. Repletos de elementos fantásticos, os livros acompanham o bruxo Geralt, que caça monstros por dinheiro, além da princesa Ciri, importante peça na política do universo da série.

  • Compre o box de livros aqui.

A série: O mundo de The Witcher rendeu adaptações em várias mídias, de filmes a jogos de videogame que fazem muito sucesso. Em 2019, a Netflix também embarcou nesse sucesso, lançando a série protagonizada por Henry Cavill. A série dividiu as opiniões de fãs e críticos, porém uma segunda temporada já está em produção.

4. Bridgerton, de Julia Quinn

O livro: Quem passou por qualquer livraria ou acessou alguma loja online de livros nos últimos anos deve ter visto algum romance da série "Os Bridgertons" na sessão de mais vendidos. São nove histórias de época, cada uma centrada em um membro da família, com muitos bailes de gala, reviravoltas românticas e declarações de amor.

  • Compre o Box de livros aqui.

A série: Shonda Rhimes, produtora de várias séries famosas como Grey's Anatomy, foi escalada pela Netflix para adaptar os livros. A primeira temporada cobre o primeiro livro dos nove, mas a série já está garantida até a quarta temporada. Lançada em dezembro de 2020, Bridgerton se tornou um dos maiores sucessos da Netflix em anos.

5. Good Omens: Belas Maldições, de Terry Pratchett e Neil Gaiman

O livro: Obra de dois dos mais importantes autores britânicos, Belas Maldições é uma comédia fantástica e irônica sobre o fim do mundo. A história é centrada em um anjo e um demônio que precisam se unir para evitar a vinda do Anticristo.

A série: A história foi transposta para seis episódios, produzidos pela Amazon Prime Video e pela BBC, em 2019. O próprio Neil Gaiman participou da produção, que conta com David Tennant e Michael Sheen nos papeis principais e foi muito elogiada.

Chegando ao final do post, a pergunta que fica é: você prefere ler o livro ou assistir à série primeiro? Independentemente da ordem, essas são cinco dicas muito interessantes para quem gosta de adaptações literárias para a telinha. Se a sua série favorita (Lupin, The Man in The High Castle ou até Game of Thrones) ficou de fora, você pode completar a lista nos comentários.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: