Os 6 nomes de gente mais antigos do mundo

15/05/2021 às 04:002 min de leitura

O primeiro registro oficial de nomes só foi ser estabelecido em 3200 a.C., por isso é comum que boa parte da história antes disso tenha sido de certa forma esquecida. Entretanto, graças aos acervos históricos, ainda podemos ter uma ideia de como as pessoas eram nomeadas antigamente e quais eram alguns dos nomes tradicionais.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com os 6 nomes de pessoas mais antigos conhecidos pela humanidade. Confira só a história por trás de cada um deles!

6. Narmer

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O nome Narmer foi dado ao sucesso de Ka ou Escorpião II, os primeiros reis pré-dinásticos do Egito. Considerado como o fundador da Primeira Dinastia Egípcia, Narmer ganhou o crédito por ter unificado o Alto e o Baixo Egito para se tornar o primeiro verdadeiro faraó.

Batizado entre 3150 a.C. e 3100 a.C., Seu nome pode ser encontrado marcado em diversos artefatos arqueológicos, inclusive alguns que claramente lhe retratam como um rei.

5. Escorpião II

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como outros faraós do Egito Antigo, os detalhes sobre a identidade de Escorpião II são um verdadeiro mistério. Enquanto alguns pesquisadores acreditam que esse era apenas mais um nome para o Rei Narmer, outros o colocam como o comandante que sucedeu Ka e antecedeu Naimer.

Independente de qual das versões estiver certa, o nome Escorpião II aparece em diversos artefatos entre 3200 a.C. e 3000 a.C.

4. Sekhem Ka

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Acredita-se que Sekhem Ka tenha reinado as terras egípcias em meados do século 32 a.C. Seu governo fora estabelecido em Thinis, a primeira capital da cidade dos primeiros reis egípcios e que ainda não foi descoberta por pesquisadores.

O nome data para antes de 3200 a.C. Em 1902, sua tumba foi descoberta com diversos artefatos que comprovavam o registro.

3. Iri-Hor

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antes de Ka, estudos indicam que Iri-Hor poderia ter sido o primeiro verdadeiro das terras do Egito. Por muito tempo, os arqueólogos tiveram dificuldade para comprovar sua existência. Em 2012, porém, escavações em Abidos descobriram inscrições que comprovavam a veracidade da informação. 

O período de seu reinado ainda é considerado inexato. 

2. Gal-Sal e seus escravos

(Fonte: UCLA)(Fonte: UCLA)

Em segundo lugar na lista, três nomes ocupam a posição de uma só vez: Gal-Sal e seus escravos Enpap-x e Sukkalgir. Os nomes de origem na Suméria Antiga foram descobertos em um tablete de argila e datam para muito antes de 3200 a.C.

Para alguns historiadores, é possível que estes sejam os nomes mais antigos do mundo.

1. Kushim

(Fonte: UCLA)(Fonte: UCLA)

Também proveniente da Suméria Antiga, o grande consenso entre os pesquisadores é que o nome Kushim seja o mais antigo conhecido pela humanidade, datando entre 3400 a.C. e 3000 a.C. Ao contrário dos outros nomes na lista, Kushim não parecia ser um rei ou dono de terras.

Todos os tabletes exibindo este nome parecem ser relatórios de contabilidade para vários produtos, como a cevada, o que indicaria que um dia Kushim fora algum comerciante da região.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: