6 filmes perfeitos para se aprender sobre História

27/08/2021 às 04:003 min de leitura

Hollywood nem sempre é o melhor lugar para se usufruir de fontes fiéis sobre relatos históricos, mas isso não significa que todos os filmes já criados no mundo sejam completas criações com roteiros fictícios. A verdade é que o cinema pode ser sim uma ótima fonte de conhecimento, e até mesmo algumas películas populares foram baseadas em acontecimentos reais.

Por isso, nós montamos esta lista com seis filmes imperdíveis e perfeitos que falam sobre momentos relevantes na história humana para você sentar no sofá e desfrutá-los com uma boa dose de sabedoria. Confira só os indicados e depois nos conte se já assistiu a algum deles.

1. 12 Anos de Escravidão (2013)

(Fonte: Summit Entertainment/Reprodução)(Fonte: Summit Entertainment/Reprodução)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2014, o filme 12 Anos de Escravidão (2013) é um exemplo recente do melhor que o cinema pode oferecer. Baseado em um diário de 1853 com o mesmo nome, o longa-metragem conta a história de Solomon Northup, um homem negro nascido livre em Nova Jersey que foi raptado e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos (EUA).

A obra mostra o cruel retrato da divisão política norte-americana que durou longos anos. Foram precisos 12 anos para que Northup fosse liberado de suas amarras e ganhasse sua liberdade por vias legais.

2. A Lista de Schindler (1993)

(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)

Filmes que retratam a realidade da Segunda Guerra Mundial não são novidade no mundo do cinema, mas A Lista de Schindler (1993) talvez seja a maior obra-prima. Dirigido por Steven Spielberg, o enredo fala sobre a vida de Oskar Schindler, um empresário alemão com forte influência no governo nazista que viu na mão de obra judia uma solução barata para lucrar na guerra.

Entretanto, Schindler também usou suas conexões para salvar mais de 1,2 mil judeus dos campos de concentração alemães, contrariando todas as expectativas criadas em sua personalidade.

3. Braveheart: Coração Valente (1995)

(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)

Em Braveheart: Coração Valente (1995), Mel Gibson dirigiu e protagonizou a incrível história de William Wallace, um cavaleiro escocês que se tornou um dos principais líderes durante a Guerra da Independência Escocesa. Apesar do filme ter sido criticado por algumas imprecisões históricas, ainda assim é um clássico do cinema e inclui diversos elementos factuais. A película inclusive apresenta a cena de um soldado sendo defenestrado, uma punição tradicional na Era Medieval. 

4. Spartacus (1960)

(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)

Poucos filmes históricos são mais lendários do que Spartacus (1960), dirigido por Stanley Kubrick e protagonizado por Kirk Douglas. O longa-metragem conta a história de Spartacus, um trácio escravo que trabalha para o Império Romano e sonha com o fim da escravidão.

Após ser feito um gladiador pelo lanista Batiatus, o rebelde escravo passa a ganhar reconhecimento dos romanos e lidera a maior revolução de escravos em toda a Antiga Itália.

5. Titanic (1997)

(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)

Apesar de contar a história do casal fictício Jack e Rose, o filme Titanic (1997) é um importante retrato histórico sobre o naufrágio do transatlântico RMS Titanic, em 1912, após ter colidido com um iceberg no Oceano Atlântico. Por mais que a premissa do filme seja em volta de um casal que não existiu de verdade, boa parte do que acontece no entorno da história principal são acontecimentos reais. Além disso, esse é um clássico real do cinema global e também serviu para decolar a carreira do ator Leonardo DiCaprio.

6. Spotlight: Segredos Revelados (2015)

(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)

A vitória em 6 categorias do Oscar em 2016 apenas coroou o trabalho magnífico feito pelo diretor Tom McCarthy e companhia em Spotlight: Segredos Revelados (2015). O filme basicamente serve como uma homenagem ao trabalho inacreditável feito pelos repórteres do The Boston Globe na categoria de jornalismo investigativo.

Em 2003, o jornal foi responsável por desvendar uma série de casos de abuso e pedofilia cometidos por padres que estavam sendo abafados pelo Vaticano. A investigação rendeu o Prêmio Pulitzer de Serviço Público para os participantes e instaurou uma crise na arquidiocese católica. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: