Paraolimpíada ou Paralimpíada, qual é o jeito certo de escrever?

26/08/2021 às 06:302 min de leitura

Você já se pegou pesquisando no Google se o certo era escrever "paraolimpíada" ou "paralimpíada"? Pois não se sinta sozinho. Essa é uma dúvida frequente na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nesse período em que os eventos esportivos estão em alta. 

No fim das contas, a verdade é que, independente da forma que for escrito, estará errado e correto ao mesmo tempo. Isso tudo ocorre porque linguistas e organizadores do torneio têm uma visão diferente do assunto e usam caminhos distintos para nomear a competição. Por isso, vamos tentar entender melhor esse assunto.

Origem do termo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O termo paralympicque é registrado nos dicionários em inglês, nasceu na década de 1950 pela simples junção dos vocábulos paraplegic e olympic. Isso ocorreu pelo fato de a 1ª edição das olimpíadas para pessoas com deficiência (PCD) ser voltada apenas para aquelas que tinham algum tipo de paralisia.

Entretanto, daquele tempo para cá muito mudou. Até mesmo na língua inglesa, levantou-se a hipótese de substituir o paralympics por paraolympics, fazendo o prefixo "para" assumir o mesmo papel que tem em palavras como paramilitar, paradidático e paramédico, com significado de "semelhante" ou "paralelo". 

Por conta disso, a maioria dos linguistas considera o termo "paraolimpíadas" como o correto para se referir ao evento, uma vez que atletas com diversos outros tipos de deficiência também foram incluídos nas edições. O problema, porém, é que os organizadores não têm a mesma visão.

Nome oficial

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Há algum tempo, o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) pede para que todos os comitês nacionais utilizem a palavra "paralimpíada" e derivados para se referir aos jogos. Por isso, tem-se tornado mais comum ler "jogos paralímpicos" e "atletas paralimpícos" na imprensa, desde 2016.

Essa recomendação inclusive contraria a tendência dentro da língua portuguesa de mudar a grafia de uma palavra conforme ela for se tornando mais popular entre as pessoas, uma vez que "paraolimpíada" era muito mais utilizada pelos brasileiros. Isso foi inclusive motivo de polêmica entre estudiosos, que acusaram o Brasil de ter abandonado a autonomia de seu idioma para seguir regras internacionais.

Sendo assim, "paralimpíada" é o correto de acordo com as normas do CPI, mas "paraolimpíadas" é o que mais traduz o significado certeiro do que a competição significa hoje, segundo a língua portuguesa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: