Quais são os livros infantis mais populares no mundo?

04/09/2021 às 09:002 min de leitura

Você já parou para pensar se as pessoas de outras nações ao redor do mundo receberam o mesmo tipo de educação que você quando eram crianças? Ou ainda: será que essas pessoas leram os mesmos livros que você ao longo da vida?

A verdade é que tudo isso é pouco provável, visto que as diferenças culturais influenciam muito nesse processo. Quais são os livros infantis mais populares nos outros países? Separamos uma lista especial para matar sua curiosidade. 

Argentina: Dailan Kifki (1966)

(Fonte: Sudamericana/Reprodução)(Fonte: Sudamericana/Reprodução)

Logo aqui do lado, nossos hermanos parecem ser completamente obcecados por Dailan Kifki (1966), uma obra original da escritora María Elena Walsh. A história fala sobre um enorme elefante cinza chamado Dailan Kifki que muda completamente a vida de uma família com sua chegada.

O foco do enredo ocorre principalmente quando a criatura adormece sobre uma planta, que cresce até tocar as nuvens — quase como se fosse uma versão argentina de João e o Pé de Feijão. E você, já tinha ouvido falar desse livro?

Estados Unidos: Extraordinário (2012)

(Fonte: Intrínseca/Reprodução)(Fonte: Intrínseca/Reprodução)

Atualmente, o livro infantil mais vendido nos Estados Unidos (inclusive virou filme de Hollywood) é o Extraordinário (2012), da autora R. J. Palácio. O livro conta a história de Auggie Pullman, um garoto com síndrome de Treacher Collins, que causa deformação facial.

Em sua obra, Palacio tenta deixar um recado sobre como o período escolar pode ser difícil para uma criança e uma lição para que os jovens aprendam a serem inclusivos e amorosos um com os outros. 

Reino Unido: Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)

(Fonte: Rocco/Reprodução)(Fonte: Rocco/Reprodução)

Se não bastasse a saga Harry Potter ser um sucesso no mundo todo, o último livro da franquia de J. K. Rowling, Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007) é o livro infantil mais popular entre os jovens britânicos. A obra conta a última aventura do bruxo Harry Potter e seus amigos na tentativa de derrotar o vilão Voldemort de uma vez por todas.

O mundo fantasioso da escola de feitiços Hogwarts traz histórias encantadoras de superação e amizade, além de uma boa dose de magia. Vale a leitura!

França: Aperte Aqui (2011)

(Fonte: Editora Ática/Reprodução)(Fonte: Editora Ática/Reprodução)

O artista francês Hervé Tullet convida as crianças a usarem a imaginação e a interagirem com seu livro Aperte Aqui (2011). Atualmente sendo o livro infantil mais popular entre os jovens franceses, a obra convida as crianças a brincarem e a observar as páginas do livro se transformando.

Para isso, basta ter boa vontade, disposição e seguir todos os comandos dados pelo autor. Essa pode ser uma experiência bastante divertida para os mais novos. 

Japão: Choco Encontra Uma Mamãe (1996)

(Fonte: Penguin Putnam Books/Reprodução)(Fonte: Penguin Putnam Books/Reprodução)

A encantadora história de Choco Encontra Uma Mamãe (1996), de Keiko Kasza, é um verdadeiro sucesso entre as crianças japonesas. O livro fala sobre a vida de Choco, um encantador pássaro amarelo que só deseja ter uma mãe para chamar de sua.

Durante esse conto, aprendemos que as famílias podem ser montadas de todas as formas e tamanhos — adotivas ou biológicas —, além do significado de amor entre pessoas iguais e diferentes. 

Nigéria: Bruxa Akata (2018)

(Fonte: Galera/Reprodução)(Fonte: Galera/Reprodução)

O livro infantil mais vendido na Nigéria nesse momento é Bruxa Akata (2018), da escritora Nnedi Okorafor. O livro conta a história de Sunny Nwazue, uma garota nigeriana aceita na Sociedade Secreta dos Leopardos e encarregada de impedir o vilão Ekwensu de acabar com o planeta.

Em meio ao mundo de fantasia e mitologia, a garota africana deverá desenvolver seus poderes e usar sua força interior para salvar o mundo do perigo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: