publicidade

12 das fotos mais importantes da história

07/10/2021 às 04:005 min de leitura

A história humana começou a ser registrada nos livros e nas artes plásticas, muito antes da invenção da fotografia, no século XIX. Contudo, a partir disso, as novas gerações tiveram o privilégio de ver momentos inesquecíveis registrados em imagens — incluindo a nossa. 

São imagens que rodaram o mundo, marcaram fatos históricos importantíssimos e merecem ser lembradas aqui no Mega Curioso. Nós preparamos essa lista com auxílio do incrível canal Vogalizando a História, do YouTube, que tem vários vídeos sensacionais sobre essa matéria — mas tem algumas modificações a critério deste redator.

12. Almoço no topo do arranha-céu — Charles C. Ebbets, 1932

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

A fotografia foi tirada durante a construção do Rockefeller Center, em Nova York, e mostra os operários comendo, descontraídos, sentados em uma viga — enquanto seus pés balançam a 69 metros do chão. A imagem foi utilizada para promover o arranha-céu, se tornou um símbolo da urbanização no século XX e entrou para a cultura popular.

11. Selfie do Oscar — Bradley Cooper, 2014

Imagem: G1/Reprodução(Fonte: G1/Reprodução)

Muitos de vocês talvez tenham assistido a esse momento ao vivo: a apresentadora do Oscar de 2014, Ellen DeGeneres, desceu do palco e tirou uma selfie descontraída com vários atores famosos — como Meryl Streep, Julia Roberts, Jennifer Lawrence, Brad Pitt e Bradley Cooper, que segurou a câmera e fez o clique. No momento em que Ellen publicou a foto, mais de 3 milhões de pessoas a retwitaram — fazendo deste um dos principais momentos da cultura pop na última década. 

10. Mãe Migrante — Dorothea Lange, 1936

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

A foto foi tirada durante os anos 30, uma época bastante difícil para os EUA, em meio à Grande Depressão. A mãe, Florence Thompson, aparece com uma expressão preocupada, enquanto seus vários filhos se escondem em seu ombro. A pose foi sugestão de Lange, que encontrou a mulher em um acampamento de camponeses, na Califórnia. A foto estimulou diversos debates sobre maternidade, pobreza e a Grande Depressão.

9. Monge em Chamas — Malcolm Browne, 1963

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Em meio aos horrores da Guerra do Vietnã, esse país também sofria com perseguições aos budistas, pelo presidente Ngô Dình Diem, um católico fervoroso. Foi isso que levou cerca de 300 monges a protestarem nas ruas de Saigon, incluindo Thích Quang Durc. Durc meditou, jogaram gasolina nele e ele riscou um fósforo ateando fogo em si mesmo. Dizem que ele não esboçou nenhuma reação antes de cair para trás, já morto.

A foto desse momento de sacrifício rodou o mundo e ajudou a chamar atenção para a causa dos budistas — levando a queda do presidente, tempos depois.

8. Guerrilheiro Heroico — Alberto Korda, 1960

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Independente da sua opinião sobre Che Guevara, é indiscutível que ele foi uma das figuras mais influentes do século XX — e que essa foto foi reproduzida incontáveis vezes em todo o mundo. Ela estampou camisetas de comunistas, pôsteres, foi recriada por vários artistas e inspirou capas de discos, de Rage Against the Machine a Madonna.

7. Homem em queda — Richard Drew, 2001

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Os ataques de 11 de setembro de 2001 são um dos momentos mais tristes e marcantes da nossa história recente, com diversas imagens inesquecíveis. No meio delas, uma das mais chocantes é Homem em Queda. A foto mostra uma das cerca de 200 pessoas que se jogaram do alto do World Trade Center em meio ao desespero e à morte certa. A identidade do homem nessa imagem nunca foi confirmada.

6. Alan Kurdi — Nilufer Demir, 2015

O Globo/Reprodução(Fonte: O Globo/Reprodução)

O registro mais recente — e um dos mais tristes dessa lista — é o corpinho morto do menino Alan Kurdi, em uma praia da Turquia. O menino pertencia a uma família síria, que tentava fugir dos horrores da guerra civil e entrar na Europa, quando o barco lotado virou no Mediterrâneo. O irmão de Alan, de 5 anos, também morreu e só restou o pai da família. A imagem chocante ajudou a abrir os olhos de muitos líderes para a crise dos refugiados.

5. O Abutre e a Garotinha — Kevin Carter, 1993

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Outra imagem extremamente triste envolvendo uma criança é essa, que mostrou a fome no Sudão para o mundo. Uma menina faminta lutava para chegar a um posto de ajuda da ONU, a menos de um quilômetro de distância, quando o fotógrafo Kevin Carter registrou essa foto. O abutre parece apenas esperar a menina sucumbir à fome. 

A imagem foi usada no mundo em campanhas para combater a fome, porém Carter também recebeu muitas críticas por “não ajudar a criança”. Depois, descobriu-se que se tratava de um menino, que recebeu cuidado no posto da ONU e viveu até os anos 2000. Já o fotógrafo não conseguiu lidar com os horrores do que viu na África e se suicidou em 1994.

4. Vitória sobre o Japão na Times Square — Alfred Eisenstaedt, 1945

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Essa talvez seja um dos únicos registros realmente felizes da lista, retratando a comemoração da vitória dos EUA na Segunda Guerra Mundial, na Times Square. Apesar de parecer um casal apaixonado, Greta Zimmer Friedman não conhecia George Mendonsa até aquele momento: ele simplesmente a agarrou e tascou um beijo. Mendonsa estava na comemoração com sua noiva.

3. O Homem do Tanque — Jeff Widener, 1989

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Em meados de 1989, uma série de protestos contra o Partido Comunista tomou conta da Praça da Paz Celestial, em Beijing, capital da China. Conforme os protestos continuavam, a linha-dura do partido convenceu Deng Xiaoping a reprimir os protestos com violência, fazendo com que o exército fosse enviado à Praça. Foi durante uma dessas ações, em 5 de junho, que um homem parou uma coluna de tanques simplesmente ficando na frente deles. Não se sabe a identidade do homem, nem o que aconteceu com ele.

2. O Horror da Guerra — Nick Ut, 1973

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Os horrores da Guerra do Vietnã já haviam sido denunciados pela imprensa, por ativistas e em outras fotos — como aquela em que um general mata um prisioneiro vietcongue. Mas poucas fotos causaram tanto choque quanto as crianças correndo do ataque com bombas napalm em uma vila no país. Ao centro da imagem, uma menina corre nua e desesperada. 

Felizmente, Phan Thi Kim Phuc foi resgatada e recebeu tratamento médico — porém, ela teve que passar por diversas cirurgias para tratar de suas queimaduras. Quando adulta, Phuc virou modelo nas propagandas do governo vietnamita, até conseguir fugir durante uma parada em um voo e pedir asilo no Canadá. É lá que ela vive até hoje, com seu marido.

1. Nascer da Terra — William Anders, 1968

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Essa foi uma das primeiras vezes em que a humanidade pode ver sua própria casa — o planeta Terra — como ele é. A foto foi tirada pelo astronauta William Anders, durante a missão Apollo 8. Nascer da Terra inspirou muitos ambientalistas, e foi considerada uma das fotos mais influentes da história por publicações como a revista Life

Essa foto antecede aquela que o pessoal do Vogalizando a História colocou no primeiro lugar da lista deles: Buzz Aldrin andando sobre a superfície da lua, em 20 de julho de 1969. Então, finalizamos a lista com uma pergunta: qual das duas fotos você acha mais importante?

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: