Napoleão Bonaparte transformou as Catacumbas de Paris em um negócio

14/10/2021 às 06:302 min de leitura

Com mais de 300 quilômetros de túneis, as Catacumbas de Paris estão a 20 metros de profundidade e abrigam aproximadamente 7 milhões de ossos de diversos séculos, alguns com até 1,2 mil anos, pertencentes à Era Merovíngia — quando os cadáveres eram frequentemente enterrados com suas armas e joias.

Os corpos começaram a ser movidos dos cemitérios para as catacumbas em meados de 1786, um processo que levou 12 anos para ser concluído, entre exumar e enterrar novamente os cadáveres.

(Fonte: Catacombes Paris/Reproduçãos)(Fonte: Catacombes Paris/Reproduçãos)

Em um período de superpopulação dos cemitérios, a ponto dos corpos emergirem de suas covas durante as chuvas, o local resolveu dois problemas de uma só vez: o que fazer com a quantidade de mortos, e como consertar os túneis e torná-los mais estáveis — visto que, no século XIX, quarteirões inteiros da cidade estavam desmoronando.

As catacumbas pararam de aceitar ocupantes em 1860, mas, até lá, o líder Napoleão Bonaparte (1769-1821) já havia transformado o local em um ponto turístico para gerar lucro. Segundo o homem, ele queria deixar um legado que as pessoas pudessem literalmente ver. Napoleão era firme na ideia de que "os homens só são grandes pelos monumentos que deixam para trás" — não é para menos que ele tenha encomendado o Arco do Triunfo em 1806.

O grande negócio                                       

(Fonte: Cose di Viaggio/Reprodução)(Fonte: Cose di Viaggio/Reprodução)

Só em 2018, cerca de 480 mil pessoas do mundo inteiro visitaram as famosas Catacumbas de Paris, mas, para isso acontecer, no passado Napoleão contratou Nicolas Frochot (1761-1828) e Louis-Etienne Hericart (1776-1854) para transformarem o grande túmulo em algo espetacular para o público visitar. Foram os dois homens que arrumaram os ossos empilhados pelo caminho em arranjos exóticos, em forma de corações e círculos.

As primeiras incursões foram recheadas de um tom espectral, com o caminho todo iluminado à luz de velas. Portanto, não demorou muito para que as catacumbas adquirissem a fama de um dos lugares mais comoventes e macabros para se visitar em Paris.

(Fonte: Traveloka/Reprodução)(Fonte: Traveloka/Reprodução)

À medida que foi ficando reconhecido, o ponto turístico recebeu exposições com esqueletos deformados e objetos encontrados durante escavações. No entanto, atualmente, o passeio dura apenas 45 minutos, e as pessoas podem visitar pouco mais de 1 quilômetro do cemitério, visto que várias áreas têm acesso proibido ao público.

Apesar disso, ainda assim as Catacumbas de Paris podem ser perigosas com suas passagens estreitas, baixas e inundadas. Em 2017, dois adolescentes passaram 3 dias perdidos pelos túneis enquanto as autoridades francesas os procuravam.

No entanto, Philibert Aspairt não teve a mesma sorte que os dois há 224 anos, quando vagou pelos túneis sem nunca ter encontrado uma saída. Seu corpo foi recuperado pela polícia apenas 11 anos depois.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: