É possível usar saliva para remover manchas de sangue?

13/11/2021 às 10:002 min de leitura

Manchas de sangue não costumam sair com facilidade e normalmente dão bastante trabalho. Seja em decorrência de algum ferimento, seja menstruação ou sangramento repentino no nariz, até mesmo alguns alvejantes bastante poderosos costumam apresentar algumas dificuldades depois que o sangue seca.

O que muitas pessoas não sabem é que a solução para alguns casos pode estar em nós mesmos. Mas como assim? Em manchas menores, é possível utilizar saliva para ajudar na remoção. Durante esse artigo, nós abordaremos esse tema e falaremos de mais algumas dicas preciosas para você resolver esse tipo de situação.

Saliva no sangue

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Imagine o seguinte cenário: você acaba de ter um pequeno corte em uma das mãos e esse sangue acabou escorrendo para uma de suas camisetas brancas. Logo, você fica pensando em todos os cenários possíveis que serão necessários para que essa sua roupa não fique com aquela mancha vermelha para a eternidade.

Nesse caso, como a mancha não é muito grande, você pode lamber um de seus dedos e pressioná-lo contra a camiseta fazendo força moderada. Ou então, é possível cuspir diretamente na região da roupa afetada, esfregando a saliva em movimentos circulares. Se a quantidade de sangue for muito grande, você conseguirá tirar o excesso e apenas uma parte da mancha permanecerá.

No entanto, manchas menores costumam desaparecer por completo após a utilização da saliva. Dessa forma, você poderá tratar o seu ferimento e continuar o seu dia sem precisar trocar de roupa, uma vez que aquela marca vermelha não estará mais lá após esse bom truque.

Efeito das enzimas

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por mais estranho que isso possa soar na sua cabeça, a saliva pode, de fato, atuar como uma removedora de sangue em tecidos. E como isso acontece? Tecnicamente, a saliva contém uma grande quantidade de enzimas produzidas pelo nosso corpo, que normalmente são usadas para quebrar proteínas em nossa digestão.

Portanto, a mesma saliva que te ajuda a digerir alimentos também consegue quebrar as proteínas existentes no sangue que ficou preso ao tecido manchado. Em 2003, essa teoria foi até mesmo testada pelo programa televisivo científico Mythbusters. Além da saliva, outro fluido corporal bastante eficaz para a remoção de manchas de sangue também é bastante polêmico: a nossa própria urina. 

Limpeza efetiva

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Caso você precise lidar com uma mancha maior de sangue ou simplesmente queira seguir métodos mais higiênicos de limpeza, existem práticas ainda simples e efetivas para tal resolução. Para isso, basta ter em mão uma escova, sabão em pó, um balde e água corrente.

Primeiramente, remova o excesso de sangue com a escova ou com algum pano velho de maneira que a mancha não se espalhe para uma área maior do tecido. Depois, mergulhe o pedaço afetado em água gelada. Isso diluirá a mancha e facilitará a remoção.

Crie uma mistura de sabão em pó e água e deixe o tecido de molho no balde por cerca de 30 minutos. Depois desse processo, coloque a roupa para lavar como você faria normalmente e coloque-a para secar. Por fim, é bem provável que a mancha de sangue tenha sumido por completo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: