Qual flor é a mais adequada para cada ocasião? Confira 6 situações

03/12/2021 às 13:002 min de leitura

Rosas são vermelhas, violetas são azuis, mas qual dessas flores comprar para presentear uma pessoa querida ou decorar um ambiente para uma ocasião social? Cada planta tem umj significado diferente, podendo passar a impressão errada se não for usada no momento certo. 

Nesse sentido, uma planta que pode ser utilizada em várias ocasiões é a orquídea: muita gente gosta e é difícil errar ao presentear alguém com elas. Apenas tome cuidado para não escolher uma cor que não tem nada a ver com a ocasião — como o amarelo para um funeral. Dito isso, a seguir confira outras seis ocasiões, e as flores mais indicadas para elas.

1. Dia dos Namorados ou aniversário de namoro

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Rosas vermelhas são o maior clichê dessa data — então você pode investir nelas sem medo. Elas simbolizam a paixão e transmitem sensualidade. As rosas brancas são indicadas para um romance "mais puro" e as cor-de-rosa transmitem admiração. Só não compre rosas amarelas, que são associadas à amizade.

Mas se quiser fugir do lugar-comum, você pode apostar em outras flores vermelhas, além da rosa. As orquídeas cor-de-rosa também são uma ótima escolha, já que transmitem o amor de forma mais delicada. Por isso, elas também são recomendadas para um pedido de casamento e até para presentear noivos. 

2. Dia das Mães

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outra ocasião que joga as vendas das floriculturas "á em cima" é o Dia das Mães. As rosas amarelas são ótimas para essa data, assim como os lírios e as tulipas. Por outro lado, não tem como errar investindo na flor favorita da sua mãe: a da minha, por exemplo, é a hortênsia, mais usada em jardins, mas ela ama, então o significado não importa tanto. 

Outra boa ideia para presentear no Dia das Mães é um vaso com uma planta para ela cuidar e decorar a casa — como uma suculenta, que dura mais tempo.

3. Visitar recém-nascidos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Aqui a recomendação é fazer um arranjo bem colorido com flores que representem a alegria desse momento. Apenas preste atenção em dois detalhes: não dar um buquê, mas sim flores no vaso, para a mãe poder manter no quarto ou na maternidade com mais facilidade, e evite flores muito cheirosas, para não provocar alergia no bebê. 

Já em batizados, flores amareladas em geral (como orquídeas, astromélias, margaridinhas ou copo-de-leite) são ótimos presentes.

4. Para comemorações e conquistas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você está visitando a casa nova de um amigo ou comemorando uma conquista profissional, flores amarelas são ótimas para representar alegria — um exemplo é o girassol. Além dele, margaridas, violetas e hortênsias têm significado parecido e podem ser boas opções.

5. Falecimentos ou Dia de Finados

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por outro lado, se você quer expressar seus pêsames, lírios, cravos, crisântemos e gérberas são as flores mais utilizadas. Os lírios, com sua brancura, representam paz; as rosas ou os cravos brancos também têm esse significado. Já os crisântemos e as gérberas são indicados em outras cores. O crisântemo, em especial, é muito associado ao Dia de Finados.

6. Casamentos e buquê de noiva

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O buquê — que será jogado para as solteiras da festa e, possivelmente, destruído — é um dos principais itens de um casamento. Nesse momento, muitos casais investem nas "flores da estação", e o buquê depende de qual período do ano está ocorrendo a cerimônia. Além delas, as rosas vermelhas e as peônias são ótimas escolhas. Amarílis, copo-de-leite e hortênsia podem ajudar a compor os arranjos. 

Sendo assim, se você é daqueles que não sabe diferenciar uma flor das outras, e acha que qualquer buquê serve para todas as ocasiões, agora já tem mais informações para escolher um arranjo na floricultura!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: