6 tradições de Ano-Novo completamente inusitadas

30/12/2021 às 02:002 min de leitura

O Ano-Novo marca uma época de novos sonhos, objetivos e realizações, além de comemorações muito especiais junto de amigos e família. Portanto, é comum que cada pessoa tenha um tipo de tradição específica para dar início a essa nova jornada, seja a tradicional taça de champanhe, seja pular as sete ondinhas do mar.

Porém, algumas tradições são bem mais inusitadas do que outras. Pensando nisso, nós vamos te mostrar seis exemplos esquisitos de como as pessoas podem se manter supersticiosas nessa época do ano!

1. Roupas coloridas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em algumas culturas, a cor da roupa que você está vestindo indica que tipo de sorte você terá no ano seguinte. Em outras, a única coloração que realmente importa é da roupa de baixo, ou seja, trate de usar sua melhor cueca ou calcinha para não arriscar se dar mal em 2022.

Acredita-se que essa tradição remonta aos tempos medievais, quando os homens cobriam suas virilhas com um pano vermelho para proteger suas partes íntimas das "bruxas" que vagavam pelas ruas da vila à meia-noite procurando lançar feitiços e causar tumulto.

2. Quebrar pratos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você é do tipo que gosta de destruição, o Ano-Novo na Dinamarca pode te trazer um grande divertimento. Lá, é cultural que as pessoas quebrem pratos na porta de seus entes queridos no momento em que o relógio bate meia-noite. Reza a lenda que, quanto mais cacos existirem, maior é a quantidade de amigos que você tem e maior a sua sorte.

Para aqueles que não querem participar da brincadeira, atualmente também se aceita que coloquem peças pré-quebradas na entrada das casas.

3. Comunicação com animais

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Na Romênia Antiga, acreditava-se que os animais adquiriam o dom da comunicação somente na noite do Ano-Novo. Portanto, não era nada bizarro encontrar um fazendeiro sussurrando "feliz ano-novo" no ouvido de um dos seus animais. Entretanto, o ideal é não receber uma resposta.

Caso a pessoa achasse que tinha escutado a criatura falar, isso era um sinal de azar. Se o animal se mantivesse quieto, você provavelmente teria um ano bom. 

4. Dormir em cemitérios

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Para os residentes de Talca, no Chile, uma tradição de Ano-Novo bastante frequente é a famosa festa do pijama com os mortos, e o que isso significa? Quer dizer que, na noite da virada, os habitantes da cidade costumam se deitar ao lado dos túmulos de seus entes queridos para uma noite em família.

De acordo com a cultura local, os mortos voltam ao mundo para celebrar a virada do ano e por isso suas famílias montam uma festa para recebê-los no cemitério. Carinhoso ou assustador?

5. Derrubar sorvete

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Na Suíça, o desperdício de comida é incentivado como uma forma de celebrar a chegada de um novo ano, mas como assim? Durante a virada, existe uma tradição que diz que as pessoas devem derrubar propositalmente sorvete no chão, uma vez que isso simboliza abundância de sobra para o ano seguinte. E você? Jogaria fora uma delícia dessas pela chance de boa sorte?

6. Briga de socos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você já imaginou começar 2022 tomando um belíssimo soco na cara? Se para você isso pode soar estranho, no Peru é mais simples. Os novos vizinhos sul-americanos organizam anualmente um festival chamado Takanakuy, que pode ser traduzido para "sangue fervendo".

Durante essa festa, as pessoas se vestem com roupas típicas coloridas, escutam música, dançam e se reúnem ao redor de uma arena para ver membros da comunidade "saírem na mão". A tradição inclui pessoas de todos os gêneros e idades, além de ser vista como uma forma de fortalecer laços e resolver desavenças para o próximo ano. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: