Yggdrasil: a árvore sagrada da mitologia nórdica

12/01/2022 às 13:002 min de leitura

Na mitologia nórdica, Yggdrasil é a Árvore da Vida, responsável por conectar os nove mundos que compõem o Universo e, por isso, encarregada de sustentá-lo, sendo considerada o “eixo do mundo”.

Seus ramos se estenderiam sobre todos os pontos da mitologia nórdica, carregada por três raízes enormes, que sairiam desde Asgard, lar dos deuses, até chegar a Hel, o lar dos mortos.

Conta a lenda que nas frutas dessa colossal árvore estariam as respostas aos questionamentos da humanidade, razão pela qual seria protegida por uma centúria de Valquírias (as deidades femininas menores que, na mitologia nórdica, servem a Odin) e podendo somente ser visitada pelos deuses.

A mitologia nórdica e a importância de Yggdrasil

(Fonte: PC Games)(Fonte: PC Games)

A mitologia nórdica corresponde ao conjunto de crenças, lendas e mitos pré-cristãos dos povos escandinavos. A história da origem de Yggdrasil e do universo nessa árvore sagrada seria contada por Sybila, a Vidente. Yggdrasil, além da vida, profetizaria o fim do mundo, conhecido como Ragnarok.

Não há uma explicação detalhada sobre seu surgimento, apenas se sabe que o universo seria um grande vazio, sendo Yggdrasil gerada lenta e gradativamente ao longo de décadas e séculos, com mudanças e alterações ocorrendo de modo espontâneo.

O enorme poder de Yggdrasil

(Fonte: GitHub)(Fonte: GitHub)

As histórias da mitologia nórdica contam que as folhas de Yggdrasil teriam o poder de trazer mortos de volta à vida, além do alto poder de cura para qualquer doença. E, como dito, as respostas às perguntas da humanidade estão nos frutos.

"Yggdrasil" seria um termo cunhado a partir da junção das palavras Ygg (outra forma de se referir ao deus Odin) e drasil (que significa "cavalo"), então, em tradução literal, seria algo como “Cavalo de Odin”. Entretanto, Yggdrasil significaria forca, pois Odin, em sua busca por conhecimento, haveria cometido suicídio se enforcando na gigantesca árvore.

O deus nórdico acreditava que a inteligência valia qualquer preço, inclusive o de um sacrifício. Poder desvendar as runas nórdicas cravadas no tronco de Yggdrasil haveria intrigado Odin, que, após adquirir a compreensão sobre elas, caiu no chão e se tornou um dos deuses mais poderosos.

A origem e razão de tudo

(Fonte: Revista Galileu)(Fonte: Revista Galileu)

Yggdrasil tem três raízes: a celeste, a terrestre e a subterrânea. Os nove mundos que compõem o Universo se estendem por meio dessas raízes. A base da Árvore da Vida está na fonte de Urd, local guardado pelas deusas fatídicas Norns. Nela, teriam nascido os primeiros seres humanos, Embla e Askr, mulher e homem, respectivamente.

Na cultura nórdica, a presença de árvores simboliza sabedoria, justiça, criação e proteção. Quando comparada com outros aspectos da mitologia nórdica, Yggdrasil é considerada fundamental, sem a qual os deuses não teriam acesso aos nove mundos (Asgard, Álfheim, Nidavellir, Midgard, Jötunheimr, Vanaheim, Niflheim, Muspelheim e Hel) e sobre a qual tempo, lugar, destino e morte se interligam.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: