Ragnarok: os deuses da série e suas versões na mitologia nórdica

01/06/2021 às 08:333 min de leitura

Quando Ragnarok estreou na Netflix, os fãs ficaram animados para ver a história dos deuses nórdicos contadas no contexto moderno. Conheça agora cada um desses deuses, suas possíveis motivações e como eles se comparam com a mitologia tradicional

Atenção! Este texto contém spoilers da 2ª temporada de Ragnarok.

Odin

Fonte: Netflix/ReproduçãoFonte: Netflix/Reprodução

Considerado o Deus supremo, Odin é o mestre da sabedoria do medo, guerra, poesia e mágica. Na mitologia nórdica, a grande sede de Odin por conhecimento faz com que ele ofereça um olho e fique pendurado por nove dias na Árvore do Mundo (Yggdrasil).

Em Ragnarok, o Deus é reencarnado no corpo de Wotan Wagner, um homem idoso que usa uma cadeira de rodas durante as duas primeiras temporadas. Sua verdadeira identidade é revelada após a morte de Wenche. 

Na série, Odin está disposto a ajudar Magne em sua missão de forjar o martelo de Thor (Mjölnir) e destruir os Gigantes de uma vez por todas. O personagem insiste em seguir velhos métodos, o que normalmente envolve extrema violência e mortes. Odin também rejeita Laurtis, a reencarnação de Loki, por saber o papel que ele irá desempenhar no desencadeamento do Ragnarok.

Freyja

Fonte: Netflix/ReproduçãoFonte: Netflix/Reprodução

Associada com amor, fertilidade, guerra e mágica, Freyja encanta a todos com sua beleza e habilidades. Na produção da Netflix, a deusa é reencarnada na forma de Iman e passa a primeira temporada envolta em uma aura de mistério.

Nos novos episódios, a personagem se torna uma potencial aliada para Magne e os dois trabalham lado a lado para derrotar os Jutuls. Com o tempo, Iman é capaz de dominar os seus poderes, o que inclui compulsão e sedução, e os usa para benefício próprio. 

Apesar de sua lealdade à missão, a personagem tem alguns traços da sua versão nórdica, como a vontade de viver uma vida extravagante e de ter confiança em sua identidade sexual.

Thor

Fonte: Netflix/ReproduçãoFonte: Netflix/Reprodução

Na mitologia nórdica, Thor é aclamado como o protetor da humanidade e o Deus do Trovão, conhecido principalmente por derrotar a Serpente Mundial e acabar com o Ragnarok. 

No seriado, Magne é a reencarnação de Thor, o que significa que seus poderes incluem força sobre-humana, rapidez, agilidade e habilidade de influenciar os elementos, em especial o trovão. O personagem também é o único capaz de levantar e usar a Mjölnir.

Após perder seu único amigo verdadeiro, Magne se sente completamente perdido e isolado. Apesar de Iman se oferecer para ajudar algumas vezes, os dois sempre acabam discutindo o que precisa ser feito e o que é moralmente correto. 

O personagem também precisa enfrentar um teste de fé após seus poderes serem tomados dele. Eles são devolvidos após ele assumir completamente sua identidade como Thor, enquanto escolhe proteger o seu irmão, Laurits.

Loki

Fonte: Netflix/ReproduçãoFonte: Netflix/Reprodução

Conhecido por suas trapaças, Loki é tradicionalmente considerado parte dos deuses nórdicos, apesar de ser descendente dos Gigantes. 

A segunda temporada de Ragnarok revela que Laurits é Loki. Assim como a sua versão nórdica, o personagem é travesso e luta para encontrar sua identidade. Enquanto as motivações de Magne são claras e constantes, ele é imprevisível. 

Após descobrir sua verdadeira ascendência, Laurits estabelece um vínculo com Vidar, seu verdadeiro pai. Contudo, as coisas dão errado quando Vidar descobre que o filho só quer ajudar ao irmão, o que leva a uma série de eventos que culminam na morte do pai. Zangado e perdido, Laurits ataca Magne e o resto de Edda.

Tyr

Fonte: Netflix/ReproduçãoFonte: Netflix/Reprodução

Conhecido como o Deus da Guerra nas mitologias nórdicas e germânicas, Tyr possui excelentes habilidades de combate e manipulação de guerra.

Em Ragnarok, o Deus é reencarnado em Harry, um mecânico em Edda. A maioria das histórias sobre Tyr afirmam que ele sacrifica sua mão ao lobo Fenrir, enquanto os deuses prendem a fera. Na série, a história foi um pouco alterada com o personagem sacrificando sua mão para que Magne escape com a Mjölnir.

A 2ª temporada de Ragnarok já está disponível na Netflix

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: