6 dicas inteligentes para quem quer poupar dinheiro

14/01/2022 às 10:003 min de leitura

Poupar dinheiro pode ser uma tarefa difícil, mas que costuma compensar bastante a longo prazo. Entretanto, encontrar meios para poupar um pouco do seu salário ao final do mês soa como um verdadeiro pesadelo, principalmente se você sempre foi uma pessoa sem muito controle sobre seus gastos.

Para te ajudar nessa jornada, nós preparamos uma série de dicas inteligentes que você poderá adotar para economizar no fim do mês. Confira só esta lista e depois nos conte se alguma sugestão funcionou para você!

1. Comece agora

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Assim como qualquer outro aspecto da sua vida, procrastinar será sempre uma péssima decisão para o seu futuro, e isso vale para seu planejamento financeiro. Não deixe para depois o que você pode fazer agora e tente imediatamente encontrar meios para diminuir seus gastos.

Você talvez tenha sido ensinado desde criança a gastar compulsivamente ou compensar um dia ruim gastando mais dinheiro, porém essa é a sua hora de mudar. Bons poupadores não deixam decisões importantes para depois.

2. Prepare uma poupança de aposentadoria

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se dinheiro já é uma "dor de cabeça" na sua vida agora, você não gostará que ele continue sendo quando você estiver prestes a se aposentar. Por isso, é bastante aconselhável que as pessoas já estabeleçam uma poupança de aposentadoria desde cedo.

Se você tiver a possibilidade de seguir essa dica sem que interfira nas suas necessidades básicas, tente guardar de 10% a 15% do valor que você recebe todos os meses em uma poupança. No futuro, esse dinheiro poderá ser usado para te garantir uma estabilidade financeira quando você quiser finalmente descansar.

3. Diferencie necessidade de vontade

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um bom poupador sabe diferenciar o que é necessidade e o que é vontade na sua vida. Isso não significa que você não poderá gastar nem 1 centavo com algo que você gosta, mas isso te ajudará a ter uma real noção do quanto está sendo direcionado para algo que você não precisa de verdade.

No fim das contas, roupas novas, viagens e jantares luxuosos não são bem uma necessidade e podem aparecer na sua fatura com menor frequência. Tente criar uma lista com suas necessidades básicas, seus desejos e seus grandes sonhos, isso te dará um direcionamento.

4. Controle de pequenos gastos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando pedimos uma corrida em um aplicativo de caronas no valor de R$ 10, nunca imaginamos que isso será um grande impacto financeiro no fim do mês. Entretanto, várias contas pequenas criam uma enorme bola de neve que custa caro e te deixa com o peso na consciência no final de tudo.

Tenha um controle de todos esses pequenos gastos que você está realizando. Isso também pode ajudá-lo a rastrear taxas ocultas que você não tinha ideia de que estava pagando e que estavam te atrapalhando.

5. Procure oportunidades

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como dito, comprar um tênis novo não é exatamente uma necessidade na sua vida. No entanto, isso não significa que você não pode comprá-lo em algum momento no futuro se alguma bela oportunidade surgir. E o que isso significa? Um bom poupador sempre está na busca por brechas de mercado para poupar dinheiro.

Cupons, promoções e produtos abaixo do preço são maneiras de comprar algo que você goste, mas gastando menos. Uma excelente forma de poupar dinheiro é sempre realizar uma pesquisa incessante de preços e fornecedores antes de se aventurar na primeira loja que aparecer na sua frente.

6. Seja honesto consigo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Pense bem: nenhum de nós está ficando mais novo, e a vida não costuma ficar mais fácil daqui para a frente. Por isso, você deve estar preparado para qualquer tipo de percalço que aparecer. Idade avançada, inseguranças no emprego, problemas de saúde ou na família podem mexer com as suas finanças daqui em diante.

Então, você não pode ignorar esses fatores e viver a sua vida como se "pedras no caminho" não pudessem aparecer a qualquer momento. Tenha sempre um plano B em mãos para quando um imprevisto surgir. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: