Seja o primeiro a compartilhar

6 dicas para reduzir o uso de produtos químicos de limpeza em casa

Tornar-se refém dos produtos de limpeza para deixar a sua casa limpa pode se tornar um verdadeiro problema em sua vida; afinal, muitos deles provocam reações alérgicas insuportáveis — isso tudo sem contar os riscos que esse tipo de químico causa ao meio ambiente. Portanto, precisamos encontrar formar mais sustentáveis de deixar tudo brilhando.

Para isso, nós listamos uma série de dicas que vão te ajudar a substituir a maior parte dos produtos químicos presentes do seu dia a dia por produtos naturais de limpeza. Está preparado?

1. Detergente caseiro

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O primeiro passo para transformar o cotidiano da sua casa é substituir os detergentes industrializados por uma versão caseira. Para isso, você só precisará de:

  • 100 gramas de sabão de coco natural em barra;
  • 1,5 ml de água;
  • 25 ml de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão ou lavanda.

Misturando tudo com precisão, você terá em mãos um produto excelente que poderá ser usado para diversas finalidades e deixará sua casa incrivelmente limpa.

2. Tomilho seco e cravo-da-índia

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Uma dica muito interessante é espalhar trouxinhas de tomilho seco pelo guarda-roupa. Isso deixará as traças bem longe dali e garantirá que as suas roupas fiquem nas condições ideais. Quem imaginou que uma especiaria pudesse cumprir tal função, né?

O mesmo vale para o cravo-da-índia. No entanto, essa planta funciona para tirar a umidade do armário e evitar que as roupas fiquem mofadas.

3. Vinagre branco

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

O seu maior aliado na jornada da sustentabilidade é, de longe, o vinagre branco. Esse líquido pode substituir praticamente todo tipo de produto de limpeza e te ajudar em diversas tarefas. Por exemplo, experimente usá-lo no lugar dos desinfetantes e desengordurantes.

Além disso, esse produto também serve para tirar mofo, atacar como bactericida e, ainda por cima, cumpre a função de antimicrobiano. Realmente, esse é o verdadeiro "mil em um". 

4. Suco de limão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É difícil de imaginar que algo tão simples como o suco de limão possa ser tão eficiente para seus afazeres domésticos, mas a realidade é essa. Esse produto natural pode ser usado para as mais variadas ações, como dar brilho aos metais, limpar pedra ou porcelanato e desodorizar o ambiente.

Vale ressaltar que o suco de limão também tem propriedades que lhe tornam antisséptico e bactericida, mas se for usar esse produto no sol não se esqueça de lavar as mãos após terminar a tarefa.

5. Água quente

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você pode procurar em todos os cantos, mas não existe nada no mundo que seja mais eficiente do que a água. Agindo quase que como um "solvente universal", quando fervida, essa substância pode ser utilizada para limpar qualquer parte engordurada da casa que esteja incomodando. Principalmente quando se trata de lavar a louça, apenas o uso de água quente já te ajudará a praticamente finalizar esse processo. Simples assim. 

6. Desinfetante natural

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outra dica que vale para o seu dia a dia é criar o próprio desinfetante. Para isso, tenha em mãos os seguintes ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 125 ml de sabão de coco em barra ralado;
  • 250 ml de álcool;
  • 400 g de folhas verdes de eucalipto ou 1 colher de sopa de óleo essencial de eucalipto.

Ferva 500 ml de água com o sabão em fogo baixo. Quanto tudo estiver bem dissolvido, acrescente o restante da água. Tire do fogo e misture bem todos os outros ingredientes. Depois é só colocar em um recipiente com bico de spray e o seu desinfetante estará prontinho para ser usado. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.