6 fatos curiosos sobre limão que você provavelmente não sabia

16/07/2021 às 04:002 min de leitura

Entre todas as frutas cítricas do mundo, o limão talvez seja aquela mais subestimada apesar de sua impressionante diversidade. Parte fundamental de receitas tradicionais, como as gloriosas caipirinhas brasileiras e tantas outras mães, essas pequenas frutas esverdeadas possuem um sabor único que não pode ser imitado de jeito algum.

Porém, por mais recorrente que o limão apareça na culinária global, ainda existem diversas informações sobre essa fruta que nós nem sequer imaginávamos a respeito. Por isso, nós separamos uma lista com seis curiosidades sobre esse tema para você ficar por dentro de tudo. Olha só!

1. Tipos de limão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em geral, é comum que as pessoas utilizem o termo "limão" para se referir a todos os tipos de variedade dessa fruta. O que a maioria das pessoas não sabe, entretanto, é que são diversas espécies espalhadas pelo mundo, sendo o limão-taiti a mais comum entre elas.

Cada espécie costuma variar em tamanho, acidez e doçura, trazendo consigo elementos diversificados para agradar o paladar dos consumidores.

2. Mutação constante

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma das razões para ser tão difícil identificar espécies diferentes de limões é porque eles estão constantemente em mutação. É comum que várias das espécies cruzem entre si, criando cada vez mais espécies únicas de limão.

Para se ter ideia, quase todos os limões consumidos no mundo são algum híbrido.

3. Usos infinitos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você já parou para pensar quantas receitas podem ser feitas à base de limão? O suco de limão é frequentemente usado como o sabor principal ou como intensificador de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Porém, seu uso não para por ai.

A acidez do suco também pode ajudar na hora de marinar uma carne e a fruta também pode ser comida em rodelas. Em algumas partes do mundo, sobremesas de limão são bem apreciadas.

4. Origem na Ásia

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar de nenhum estudo ainda comprovar essa informação, estima-se que a origem do limão tenha ocorrido no sudeste asiático — possivelmente na Indonésia. Antes dos anos 1000 d.C., quando as teorias dizem que comerciantes árabes transportaram a fruta da Índia para outros cantos do planeta, o limão não poderia ser encontrado em mais nenhum lugar.

Foi só no século XII ou XIII que a fruta foi vista mais ao oeste, carregada por velejadores que voltavam para suas casas.

5. Limão amarelo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais bizarro que seja pensar sobre isso, algumas espécies de limão podem adotar a coloração amarelada quando maduras. Um dos maiores exemplos disso é o próprio limão-taiti, que absorve a cor amarela quando está totalmente madura.

Porém, por razões comerciais, os produtores não deixam a fruta chegar a esse ponto para não ser confundida no mercado por uma lima.

6. Alimento saudável

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você adora o sabor ácido do limão, saiba que essa é uma fruta que faz muito bem para sua saúde. Para começar, o suco e a casca são ricos em antioxidantes. Além disso, algumas espécies possuem propriedades antibacterianas, excelentes para combater infecções alimentares por exemplo.

Portanto, esse é um alimento versátil, delicioso e ótimo para seu corpo!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: