Artes/cultura
01/02/2022 às 11:00•2 min de leitura
No dia 1º de fevereiro, inicia-se o ano novo chinês. A data, que é um dos feriados mais importantes em alguns países da Ásia, marca o começo do Ano do Tigre de Água Yang e corresponde ao ano 4.720 no calendário chinês.
O horóscopo chinês se divide em 12 animais, que, segundo a mitologia, foram convocados por Buda para uma festividade e homenageados de acordo com sua ordem de chegada. O tigre, regente de 2022, é associado à determinação e à vitalidade, mas também ao estresse causado quando sua força não é canalizada.
(Fonte: Templo Lohan)
O evento do Ano-Novo é um dos mais celebrados na China, em um feriado de 3 dias, com festas que podem durar até 15 dias. Na tradição, as casas costumam ser enfeitadas com faixas, lanternas e vários objetos de decoração na cor vermelha, remetendo-se à prosperidade.
Vale lembrar que o Ano-Novo não ocorre sempre no mesmo dia no calendário chinês, pois o calendário é lunar, ou seja, o ano é calculado pelo fim de 12 ciclos completos da Lua. A entrada do ano acontece com a 1ª Lua Nova após o solstício de inverno, que ocorre entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
Neste ano, por conta da pandemia de covid-19, pela 3ª vez consecutiva as celebrações de Ano-Novo não serão na rua, apenas dentro das casas das famílias.
(Fonte: CNN)
Além dos animais, a tradição chinesa acredita que os elementos da natureza influenciam cada ano. Os cinco elementos — madeira, fogo, terra, água e metal — determinam a energia nesse período.
O ano de 2022 é regido pelo elemento água, que tem características mais suaves e ligadas à fluidez e à vida interior. "Tigre de Água é o menos impulsivo e reativo dentre os quatro elementos. Ele utiliza intuição e percepção aguçadas para chegar aonde quer, além de ter uma sensibilidade profunda em relação às necessidades dos outros", explicou a astróloga Bianca Ballesteros para o Portal UOL.
(Fonte: Live Science)
A tradição chinesa relaciona o tigre a um símbolo de poder e confiança. Visto como o rei dos animais, ele pode impor liderança e espantar o mau agouro.
Por conta do período atravessado, os chineses — que tendem a ver doenças como algo causado por espíritos malignos — encaram 2022 como o “ano definitivo” para o fim da pandemia, tendo em vista as características do tigre.
Dentro da tradição, de acordo com o animal e o elemento regente, o que se pode esperar de 2022 é que seja um ano em que as pessoas enfrentarão seus conflitos de uma forma mais harmônica do que nos anos anteriores.