6 competições bem peculiares que existem de verdade

26/02/2022 às 08:003 min de leitura

Ao longo da história, os seres humanos sempre buscaram novas formas de competir entre si e testar habilidades físicas e mentais. Não à toa surgiram eventos grandiosos como os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Futebol e tantas outras modalidades que são disputadas há décadas por gerações diferentes.

Porém, isso também significa que algumas disputas completamente bizarras e esquisitas foram inventadas apenas para conseguirmos determinar um vencedor. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com seis das competições mais peculiares que existem até hoje. Olha só!

1. Arremesso de celular

(Fonte: Seppo Sirkka/EPA)(Fonte: Seppo Sirkka/EPA)

Em termos de bizarrice, poucas se comparam ao Campeonato Mundial de Arremesso de Celular. O esporte foi criado em 2000 na cidade de Savonlinna, na Finlândia, e seu evento inaugural foi organizado pela empresa de tradução Fennolingua. O objetivo era incentivar as pessoas a soltarem suas frustrações arremessando seus telefones móveis ao mesmo tempo que apoiavam uma campanha de reciclagem.

Com o passar do tempo, a modalidade se expandiu para o resto da Europa e se tornou algo internacional. O campeonato é julgado em duas categorias: arremesso sobre o ombro, que é julgado pela distância, e freestyle, em que se avalia a estética e impressão artística. 

2. Cavalinho de pau

(Fonte: Dmitry Kostyukov/The New York Times)(Fonte: Dmitry Kostyukov/The New York Times)

A Finlândia parece ser o lar para várias das modalidades mais bizarras do planeta e podemos comprovar isso por meio do Campeonato Finlandês de Cavalinho de Pau.

A competição acontece exatamente da mesma forma que os torneios de hipismo, exceto pelo fato de que os cavalos de verdade são substituídos por versões feitas de pano e madeira. A maioria dos competidores são mulheres adolescentes que saltam obstáculos com seus cavalinhos. E não se engane: esses torneios são levados bem a sério!

3. Cachorros feios

(Fonte: Justin Sullivan/Divulgação)(Fonte: Justin Sullivan/Divulgação)

Se você sempre teve um pouco de dó por considerar o seu cachorro feio, saiba que você pode inscrevê-lo no Concurso de Cachorro Mais Feio do Mundo, organizado anualmente em Petaluma (EUA). O torneio existe desde a década de 1970 e foi criado para incentivar a adoção de animaisindependentemente de suas feições.

O campeonato foi criado para ser uma atração aos moradores locais, mas acabou crescendo de tamanho muito rápido. Nessa modalidade, ser feio é vitorioso. 

4. Guitarra imaginária

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Existem pessoas que são aclamadas por suas incríveis habilidades musicais e outras que se consagram vencedoras por… tocar instrumentos imaginários!? Desde 1996, a Finlândia — mais uma vez — é sede do Campeonato Mundial de Air Guitar, que coroa os melhores tocadores de guitarras imaginárias. 

Para impressionar os jurados, cada músico deve interpretar uma música escolhida por 60 segundos e depois outra música surpresa por mais 60 segundos. O torneio acontece na cidade de Oulu, em agosto.

5. Boxe-xadrez

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Você já pensou o que aconteceria se unissem um campeonato de boxe e xadrez em um único evento? Por mais bizarro que isso seja, essa é uma realidade. Os competidores de boxe-xadrez alternam entre rounds das duas modalidades, cada um com três minutos, para determinar um vencedor.

Logo, em um momento os competidores estão usando o cérebro para bolar estratégias com as peças e depois para socar o oponente. A vitória pode vir por nocaute, xeque-mate ou pontuação. O esporte surgiu na década de 2000, e existem diversos campeonatos nacionais espalhados pelo mundo.

6. Campeonato de Papai Noel

(Fonte: Clausauw)(Fonte: Clausauw)

A cada novembro, um resort na Suíça se torna sede do Campeonato Mundial de Papais Noéis para inaugurar o início da temporada de esquiagem. Desde 2001, equipes de pessoas fantasiadas do bom velhinho vão às pistas de esqui para uma série de disputas festivas.

Um dos eventos mais difíceis, de acordo com os participantes, é a escalada de chaminés. Os participantes escalam uma imponente estrutura de tijolos com um presente na mão para ser entregue pela chaminé quando chegarem ao topo telhado. Corrida de trenó e rodeio de rena mecânica também fazem parte da disputa.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: