5 curiosidades sobre os álbuns de figurinha da Copa do Mundo

08/03/2022 às 04:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quem nunca implorou para a mãe por "só mais um" pacote de figurinhas ou negociou seu adesivo faltante com um colega, não é mesmo? Os álbuns de figurinhas da Copa do Mundo já são "evento registrado", tanto para adultos quanto para crianças, toda vez que a competição está prestes a começar.

Desde 1970, o ano de Copa do Mundo tem consigo uma certeza: a de que muitos terão um novo álbum de figurinha para colecionar. Caso você esteja neste grupo, vamos relembrar alguns eventos passados a partir de cinco curiosidades que vão deixar você ansioso para a coleção deste ano.

1. Existe uma figurinha mais difícil de tirar?

(Fonte: Alberto Rocha/Folha Press)(Fonte: Alberto Rocha/Folha Press)

Quem coleciona álbuns de figurinha sabe que aparentemente alguns cromos são mais difíceis de conseguir do que outros. Ainda que a Panini, responsável pela produção dos itens, diga ser tudo uma mera questão de estatística, a rede sempre tem relatos de pessoas que tiveram problemas para completar suas coleções.

Por exemplo, Joel Campbell, jogador da seleção da Costa Rica, após ter comprado mais de 500 figurinhas, percebeu que até esse ponto da coleção não havia conseguido encontrar o próprio selo.

Após mencionar o caso em seu Twitter, a própria Panini respondeu que mandaria a figurinha tão desejada para o atleta — mas essa situação certamente é a mesma de diversos colecionadores.

2. Facilitador de socialização

(Fonte: Pier 21/Divulgação)(Fonte: Pier 21/Divulgação)

Em qualquer país do globo, os álbuns da Copa se tonam um fator de socialização entre diversas pessoas. O motivo? Alguns acabam se cansando de gastar dinheiro em pacotes para obter figurinhas repetidas, fazendo muitos destes recorrerem às trocas para completar seus livros ilustrados.

Dessa forma, é comum encontrar bancas de jornal, livrarias e vários outros locais realizando encontros nos quais os interessados podem levar seus "bolos" de figurinhas repetidas na esperança de obter todas as estampas faltantes — o que certamente ajuda, e muito, no fator "socialização" e na criação de novas amizades. Fique ligado nas reuniões perto de você, pois este ano não será diferente.

3. Aqui também existe mercado paralelo

(Fonte: Mercado Livre/Reprodução)(Fonte: Mercado Livre/Reprodução)

Como em qualquer outro tipo de coleção, infelizmente existe um mercado paralelo em que as pessoas acabam cobrando valores absurdos por alguns cromos. No álbum da Copa da Rússia de 2018, por exemplo, havia 2 figurinhas que muitos alegavam ser difíceis de conseguir: Pelé e Klose, enquadrados como lendas no livro do ano em questão. Logo, muitos investiam até R$ 20 para garantir a estampa de um jeito mais rápido.

Para alguns mais preguiçosos, é possível comprar álbuns completos na internet, mas convenhamos que isso diminui bastante a graça.

4. Qual país mais coleciona figurinhas?

(Fonte: Alberto Rocha/Folha Press)(Fonte: Alberto Rocha/Folha Press)

Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, o Brasil é o mercado mais lucrativo quando o assunto é álbum de Copa do Mundo. Durante a temporada, a Panini chega a produzir 8 milhões de pacotes de figurinha por dia, com 5 cromos cada, ou seja, um total de 40 milhões de adesivos a cada 24 horas.

5. Ação problemática

(Fonte: Raquel Arriola/UOL)(Fonte: Raquel Arriola/UOL)

Para fechar a lista, vamos a um ponto que talvez muitos não se recordem. Em 2018, a Panini teve problemas com a Justiça por conta do álbum da Copa da Rússia. A ação envolvia distribuir álbuns em escolas e, caso as crianças cumprissem determinadas atividades, também ganhavam figurinhas para dar um pontapé inicial na coleção.

Entretanto, alguns pais alegaram que essa ação, na verdade, mais atrapalhava do que ajudava, tendo em vista que seus filhos não iriam parar de querer figurinhas até ver o álbum totalmente completo.

Conclusão: em São Paulo, a companhia foi proibida de realizar essas ações não apenas nas escolas, mas também em espaços externos que fossem relativamente próximos a instituições de ensino.

Caso você ainda não possua o seu álbum, ou esteja procurando pelos kits de figurinhas, aqui vão algumas sugestões:

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: