Ciência
11/03/2022 às 08:00•3 min de leitura
O recente anúncio da atriz brasileira Bruna Marquezine no papel da protagonista feminina Penny em Besouro Azul, novo filme da DC, pegou muitos internautas de surpresa. Essa é a primeira vez de Marquezine em uma produção internacional com esse destaque e será mais uma aparição brasileira em um filme desse porte.
Recentemente, a atriz Maria Fernanda Cândido foi escalada para viver a bruxa Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. Apesar de não ser algo tão recorrente, as duas estão longe de ser as primeiras pessoas brasileiras a fazer sucesso lá fora. Relembre seis brasileiros que construíram uma carreira internacional.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Filha e sobrinha das atrizes Ana Braga e Sônia Braga, Alice Braga tem mostrado todo seu talento no cinema ao longo de sua carreira. Após deslanchar no papel de Angélica em Cidade de Deus (2002), a atriz brasileira contracenou com Will Smith em Eu Sou a Lenda (2007) e esteve em outros filmes internacionais, como Predadores (2010) e Elysium (2013).
Recentemente, fez parte da minissérie Who We Are (2020), do diretor Luca Guadagnino, e participou do elenco de Os Novos Mutantes (2020), que serve como introdução de heróis latino-americanos na futura franquia dos X-Men.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Se Alice Braga despontou no mercado internacional, ela teve a quem puxar na família. Ícone nas novelas brasileiras dos anos 1970, Sônia Braga atingiu reconhecimento internacional nos filmes Gabriela, Cravo e Canela (1983) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), que acabou premiado.
Depois disso, chegou a participar de séries como Law & Order, Sex and the City, CSI: Miami e Luke Cage. Mesmo conseguindo papéis fora do Brasil, a atriz não "virou as costas" para o seu país e fez parte da produção de filmes nacionais mais recentes, como Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
(Fonte: Netflix/Reprodução)
Após ter construído uma carreira sólida no Brasil, sendo considerado um dos atores mais influentes do país em sua geração, Wagner Moura decidiu testar novos desafios e foi se aventurar lá fora. Se seu papel como Capitão Nascimento em Tropa de Elite (2007) fez história, a atuação como o narcotraficante Pablo Escobar em Narcos (2015) foi simplesmente brilhante.
Antes disso, ele havia contracenado com Alice Braga em Elysium (2013). Seus últimos trabalhos foram os longas-metragens Wasp Network: Rede de Espiões (2019), Marighella (2019) e Sergio (2020).
(Fonte: Wikimedia Commons)
Embora tenha se mudado com os pais para os Estados Unidos muito jovem e construído sua carreira toda por lá, a atriz Morena Baccarin nasceu no Rio de Janeiro, portanto é brasileira. Seus papéis mais emblemáticos foram nas séries Firefly (2002), V (2009), Homeland (2011) e Gotham (2014) — série que mostra os bastidores da cidade do Batman.
Além disso, fez par romântico com Ryan Reynolds em Deadpool (2016). Em 2019, Morena decidiu retornar a seu país natal para atuar no primeiro projeto brasileiro de sua vida: a série Sessão de Terapia, do Globoplay com a GNT.
(Fonte: HBO/Reprodução)
Brasileiros comemorando ou não, tivemos um representante em uma megaprodução da HBO. Lino Facioli nasceu em Ribeirão Preto (SP), mas mora em Londres desde os 4 anos de idade.
Passou a atuar em filmes e séries em 2010 e quando tinha 9 anos conquistou o papel de Robin Arryn, um menino frágil e mimado, na recordista de audiência Game of Thrones (2011). Em 2019, também passou a participar do elenco de Sex Education, a aclamada série da Netflix.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Para fechar a lista, o brasileiro que talvez tenha feito mais sucesso e uma carreira longeva no exterior. Rodrigo Santo abdicou de uma carreira consolidada no Brasil como ator e dublador para tentar o mercado internacional. Assim, fez sua primeira pequena participação no filme As Panteras: Detonando (2003).
Aos poucos, o brasileiro foi ganhando espaço em Hollywood e seus papéis foram sendo mais importantes. Seu ápice veio como o Rei Xerxes em 300 (2006) e 300: A Ascenção do Império (2014). Além disso, viveu Hector Escaton na série Westworld, da HBO.