Afinal, que língua é o esperanto?

11/04/2022 às 08:002 min de leitura

Com milhões de pessoas vivendo ao redor do globo, era de se esperar que diversos idiomas surgissem com o passar dos séculos. Entretanto, isso acabou gerando alguns bloqueios comunicativos até mesmo entre pessoas de países vizinhos ou em uma mesma nação, e foi exatamente pensando em contornar essa situação que surgiu o esperanto.

O que é esperanto?

Trata-se de uma língua que surge com a proposta de democratizar a comunicação entre todas as pessoas do planeta. Criado pelo médico Lázaro Zamenhof, o esperanto despontou como uma proposta de língua internacional neutra capaz de preservar todas as outras línguas e culturas existentes no mundo. O próprio Zamenhof chegou a encontrar dificuldades por viver em uma cidade polonesa onde habitavam alemães, lituanos, judeus, russos e, claro, poloneses, o que acabava gerando desentendimento entre eles em alguns momentos por conta de bloqueios linguísticos.

Esperanto vem ganhando cada vez mais adepto ao longo dos últimos anos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Esperanto vem ganhando cada vez mais adepto ao longo dos últimos anos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O surgimento do esperanto

A semente do esperanto foi plantada em 1887, quando o doutor lançou um livro que serviria como base para o novo idioma. Nele, era possível encontrar cerca de 920 palavras com as quais o interessado poderia formar milhares de outros vocábulos para se comunicar com outras pessoas, incluindo nesse pacote algumas letras que não existem em nenhuma outra língua. 

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas foram abraçando a proposta lançada por Zamenhof. Atualmente, o esperanto já existe em mais de 115 países, com 2 milhões de falantes, figurando entre os 300 idiomas mais falados no mundo.

aMonumento ao Professor Zamenhof, o criador do Esperanto, em Odessa, Ucrânia. (Fonte: Shutterstock)

Em muitos destes lugares, inclusive, o esperanto já é utilizado como segunda língua por várias pessoas em vez do inglês, sendo muitas delas habitantes dos Estados Unidos, Bélgica, Estados Unidos, Polônia, Itália, Alemanha, França, China, Japão e Brasil.

Para fechar com um dado curioso, atualmente há mais de 25 mil livros escritos em esperanto, o que só prova que ele vem ganhando cada vez mais força com o passar do tempo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: