Ciência
14/04/2022 às 10:12•2 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar das 7 Maravilhas do Mundo, certo? Trata-se de um conjunto de monumentos incríveis, daqueles que se eternizaram na história da humanidade. Mas, você já se perguntou o porquê desses monumentos serem tão importantes? Além disso, quem foi que decidiu quais seriam as 7 Maravilhas do Mundo?
Pois é. A história por trás dessa lista de monumentos também é interessante — e você vai conhecê-la com detalhes aqui no Mega Curioso, sem nem precisar viajar!
Listar lugares incríveis já era uma tendência na antiguidade. As primeiras listas que continham paisagens e lugares maravilhosos foram escritas por filósofos e matemáticos há milênios. Cerca de 300 anos antes de Cristo nascer, o engenheiro Filão de Bizâncio já tinha feito a sua lista de maravilhas. Depois dele, os poetas Sidom e Calímaco, e o historiador Heródoto também fizeram suas listas.
Eles incluíam na listagem os lugares que haviam visitado. Portando, tratava-se de uma opinião meramente pessoal. Ainda não existe uma resposta definitiva do porquê do número sete ter sido definido, mas alguns historiadores acreditam que esse número significava a perfeição antigamente, já que sete era a soma dos planetas conhecidos mais o Sol e a Lua. Sendo assim, as 7 maravilhas do mundo antigo eram:
(Fonte: Shutterstock)
Recentemente, uma organização com sede na Suíça decidiu listar sete novas maravilhas do mundo. Contudo, dessa vez as pessoas puderam votar para defender os monumentos de seus países. A curadoria da lista de monumentos foi feita por Federico Mayor, ex-diretor da Unesco.
A campanha pela escolha das novas maravilhas começou em 2005 e terminou em 2007. No Brasil, houve uma intensa campanha para que o Cristo Redentor ficasse entre os finalistas. A campanha “Vote no Cristo!” ganhou os jornais e trouxe resultados, já que mais famosa estátua da América do Sul ficou entre os 7 escolhidos.
Amazônia. (Fonte: Shutterstock)
Ficou maravilhado com esta lista? Então, prepare-se porque ainda não falamos das 7 Maravilhas da Natureza, também escolhidas por voto popular em uma campanha promovida pela mesma associação suíça.
Essa lista é ainda mais especial para os brasileiros, pois duas maravilhas são nossas: Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) e a Amazônia (Brasil, Venezuela, Colômbia e Peru). Além delas, figuram na lista: Table Mountain (África do Sul), Puerto Princesa (Filipinas), Ilha de Komodo (Indonésia), Baía de Ha Long (Vietnã) e Ilha de Jeju (Coreia do Sul).