Dia de Star Wars: por que a data é celebrada no dia 4 de maio?

04/05/2022 às 10:293 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No dia 18 de novembro de 1977, o filme Star Wars: Uma Nova Esperança chegava aos cinemas brasileiros pela primeira vez. Esse seria o início de uma saga que posteriormente receberia mais oito longas-metragens e se tornaria um dos maiores símbolos do universo geek e da cultura pop de nosso planeta.

Não à toa, o dia 4 de maio comemora o Star Wars Day, um feriado usado para celebrar a existência das criações de George Lucas e tudo que existe em torno deste universo. Quer entender um pouco mais sobre esse dia? Veja só esse artigo especial que montamos sobre esse tema para você ficar por dentro do assunto!

Escolha da data

(Fonte: Lucasfilm/Reprodução)(Fonte: Lucasfilm/Reprodução)

Para quem desconhece, a escolha pelo dia 4 de maio é por conta do trocadilho em inglês "May the 4th be with you", que faz referência a uma das citações mais emblemáticas de toda a série: "Que a força esteja com você" ("May the force be with you", em inglês). Esse é o cumprimento padrão de todo Jedi.

Apesar de o primeiro filme da franquia ter sido lançado em 1977, a primeira celebração em grande escala do Star Wars Day só foi acontecer no início dos anos 2000, quando o trocadilho passou a ser muito mais propagado pelos fãs por meio das redes sociais.

O primeiro grande evento organizado para comemorar o dia aconteceu em 2011, quando o Toronto Underground Cinema, no Canadá, realizou uma grande exibição de todos os filmes que haviam sido lançados até o momento e também realizou um concurso de fantasias julgado por celebridades.

Oficialização do feriado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Após a Lucasfilm, produtora original de Star Wars, ter sido comprada pela Disney em 2012, o dia 4 de maio passou a ser levado como uma data séria. O maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta passou a organizar eventos oficiais sobre o tema e desenvolveu uma logotipo para o "May the 4th be with you".

No grande dia, inclusive, os parques da Disney costumam incentivar seus visitantes a se vestirem como personagens da série, realizam exibições dos filmes, shows de fogos de artifício e inúmeras outras atrações diferenciadas para a celebração do Star Wars Day. Em 2019, a legislatura da Califórnia votou para transformar oficialmente o dia 4 de maio em um feriado real no estado norte-americano.

A grande motivação por trás do movimento político era porque a Disneyland havia acabado de inaugurar o parque temático Star Wars: Galaxy's Edge, uma iniciativa que poderia trazer cerca de US$ 14 milhões em receita fiscal para a cidade de Anaheim, no sul da Califórnia. 

A importância de Star Wars para a cultura pop

(Fonte: Disney/Reprodução)(Fonte: Disney/Reprodução)

Por mais que Star Wars não seja uma saga que escapa das críticas, é inegável reconhecer todo o legado que essa série teve para o mundo do cinema, reunindo uma enorme legião de fãs que continua angariando após mais de 40 anos do lançamento de seu primeiro filme.

Se a trilogia original, que começou com Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), agraciaram os espectadores com toda a sua inventividade e criatividade em um universo fictício, a prequela que teve início com Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999) foi bastante controversa.

Os três novos filmes lançados pela Disney entre 2017 e 2019, então, são verdadeiramente polêmicos. Mesmo assim, a saga conseguiu desenvolver personagens históricos e relevantes para a cultura pop dentro de um mundo cheio de emoção e espetacular. O que seria de nós sem Luke Skywalker, Darth Vader, Obi-Wan Kenobi, Princesa Leia, Han Solo, Mestre Yoda e tantos outros ícones criados no universo de George Lucas?

Ou então, como explicar que uma simples espada mirabolante como um sabre de luz se tornou tão marcante na mente de pessoas ao redor do mundo todo? Seja você fã ou não de Star Wars, referências dos filmes podem estar gravadas em sua mente mesmo sem você saber. E, por fim, o dia 4 de maio para sempre será lembrado como o Star Wars Day.

Assista Star Wars no Disney Plus

Widget de produto do Hub de Ofertas

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: