Seja o primeiro a compartilhar

5 pontes incomuns no mundo para você precisa conhecer

Pontes são construções relativamente comuns, presentes no dia a dia de muitas pessoas. Em alguns casos elas se destacam pelo seu visual gigantesco, como é o caso da Golden Gate em São Francisco. Porém, algumas pontes chamam a atenção por seu visual incomum ou pela beleza da sua construção.

Abaixo nós apresentamos cinco pontes bastante diferentes para você conhecer.

1. Ponte Moisés, Holanda

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Diferente da maioria das pontes, que são construídas sobre a água, a Ponte Moisés se destaca por estar dentro do rio. Ela foi construída como uma trincheira para servir de acesso ao Fort De Roovere. Para não prejudicar a aparência do local, a solução foi “esconder” a ponte no meio do fosso que cerca o forte.

Ela foi construída em 2010 e recebeu o nome de Loopgraafbrug, mas com o tempo ela passou a ser conhecida como Ponte Moisés, em referência ao profeta bíblico.  Para evitar que a ponte seja inundada durante uma chuva, a altura da água é controlada por barragens que mantém a linha d’água sempre na altura correta.

2. Ponte Dourada, Vietnã

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Ponte Dourada foi projetada para parecer que está sendo sustentada por duas mãos gigantes de pedra. A construção está localizada no resort Bà Nà Hills, perto da cidade de Da Nang, e liga os jardins a uma estação de teleférico. As mãos que parecem segurar a ponte foram acrescentadas apenas em 2018, e foram feitas com tela de arame e fibra de vidro, mas sua construção faz parecer que elas existem há séculos.

3. Ponte Bastei, Alemanha

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Bastei é uma formação rochosa de 194 metros de altura que está localizada sobre o rio Elba, na Alemanha. O Castelo de Neurathen costumava ficar no topo das torres naturais até ser incendiado em 1484. Mesmo assim, o local recebe muitos turistas que querem contemplar as impressionantes rochas, e para isso elas utilizam uma ponte construída no início de 1800. O visual dos pilares, com o panorama das montanhas e do vale abaixo fazem com que o local pareça ter saído diretamente de O Senhor dos Anéis.

4. Santuário de Las Lajas, Colômbia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O Santuário de Las Lajas é uma igreja gótica em estilo renascentista que fica em um desfiladeiro na Colômbia e foi construída entre 1916 e 1949. Ela foi construída ao lado de um cânion com 100 metros de altura e para acessá-la, os turistas atravessam uma ponte de 49 metros de comprimento sobre o rio Guáitara.

De acordo com uma lenda local, em 1754 uma mulher e a sua filha surda-muda procuraram abrigo durante uma tempestade em uma caverna e testemunharam a aparição da Virgem Maria. Após essa aparição, a criança teria voltado a ouvir e a falar. Essa lenda tornou o local muito famoso, sendo o destino de diversos peregrinadores todos os anos.

5. As pontes de raízes vivas, Índia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Construir pontes em regiões de mata fechada é uma tarefa praticamente impossível. Para contornar o problema, comunidades tribais no estado indiano de Meghalaya utilizam a própria vegetação para criar pontes de raízes. Elas são formadas esticando bambus ao longo do rio e depois colocando as raízes aéreas na posição correta. Conforme as árvores crescem ao longo dos anos, as pontes se tornam mais fortes e podem suportar um número cada vez maior de pessoas atravessando.

Atualmente existem mais de 100 pontes vivas em Meghalaya, e elas estão atualmente na lista provisória da Unesco para o status de patrimônio mundial porque demonstram “uma jornada etnobotânica distinta enraizada em uma profunda reciprocidade e síntese cultura-natureza”.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.