publicidade

Como Maurício de Sousa criou a Turma da Mônica?

29/07/2022 às 07:002 min de leitura

É difícil encontrar alguém que não conheça a Turma da Mônica. Criada pelo desenhista Maurício de Sousa, a turminha ajudou gerações variadas no aprendizado da leitura, além de proporcionar muitas horas de diversão a crianças de todo o nosso país.

Sendo essa uma jornada antiga (afinal, estamos falando de algumas décadas de história), uma curiosidade que muitos podem ter é referente à origem dos personagens. Caso esteja nesse grupo, confira como tudo isso aconteceu nas linhas a seguir.

Como nasceu cada personagem da Turma da Mônica?

O grupo que protagonista a maioria das histórias (e também aqueles que possuem gibis próprios) é composto por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Veja a seguir a inspiração por trás de cada um deles.

Mônica

(Fonte: MSP/Divulgação)(Fonte: MSP/Divulgação)

A líder do grupo foi criada em 1963. Ela é uma homenagem direta à Mônica Sousa, filha do desenhista, e no início apareceu como coadjuvante nas histórias de Cebolinha. Porém, ganhou um destaque tão grande com o público que acabou roubando o posto de protagonista do garoto.

Tal como a sua versão que vemos no papel, Mônica Sousa, quando jovem, era uma pessoa com gênio forte, além de não levar desaforo para casa.

Cebolinha

(Fonte: UOL/Reprodução)(Fonte: UOL/Reprodução)

O simpático garoto que troca o R pelo L foi o primeiro do quarteto a ser criado, em 1960. Nessa época, suas características principais, em especial os cinco fios de cabelos espetados, já estavam presentes em seus traços.

Tal como sua "rival", o dono dos planos infalíveis mais engenhosos do Bairro do Limoeiro também teve uma inspiração real: um amigo de infância de Márcio de Sousa, irmão do "pai" da turminha.

Cascão

(Fonte: UOL/Reprodução)(Fonte: UOL/Reprodução)

O melhor amigo de Cebolinha foi o segundo da turminha a ser criado. Ele "nasceu" em 1961 e também foi inspirado em um amigo de Márcio de Sousa que o desenhista conheceu em Mogi das Cruzes. O homenageado, tal como a versão em desenho, não era muito fã de tomar banho.

Dentre suas características, podemos destacar seu amor por futebol e pelo Corinthians, o que inclusive fez com que ele batesse uma bola com grandes personalidades do esporte, como Ronaldinho Gaúcho.

Magali

(Fonte: Canguru News/Reprodução)(Fonte: Canguru News/Reprodução)

A menina mais gulosa da Turma da Mônica também foi inspirada em uma filha de Maurício de Sousa. Tal como sua versão das HQs, Magali Spada também tinha um apetite insaciável em sua infância, além de comer melancia como se não houvesse amanhã.

Magali surgiu nas histórias apenas em 1964, e não demorou para ganhar um lugar de destaque nas histórias até o momento em que recebeu seus próprios gibis.

Expandindo horizontes

Para além das histórias em quadrinhos, a Turma da Mônica deu cara em diversas outras mídias, como desenhos animados, jogos de videogame (muitos deles produzidos para Master System e Mega Drive pela Tectoy) e até mesmo cinema.

Essa saga é mais recente e já rendeu dois filmes live action (Laços e Lições), além de uma série nos mesmos moldes que estreia agora no segundo semestre na Globoplay e terá seu primeiro episódio exibido na TV Globo nessa sexta-feira (29), às 15h30.

Quanto ao futuro da turminha, isso é incerto. Eles já ganharam uma saga durante a adolescência (Turma da Mônica Jovem), e o próprio Maurício já indicou o desejo de vê-los na fase adulta em algum momento. Se isso vai acontecer, é algo que apenas o tempo pode responder.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: