6 desenhos animados há mais tempo no ar

16/08/2022 às 06:303 min de leitura

Todo mundo tem um desenho animado que marcou uma época da sua vida, e não necessariamente a infância. Nos últimos 30 anos, assistimos cada vez mais um movimento de animações voltadas aos adultos. De toda forma, a televisão foi palco de trajetórias longevas, e vamos contar a história de 6 desenhos que segue em exibição.

Essa lista não contempla, necessariamente, os títulos que mais tempo ficaram no ar, mas, sim, os que ainda são produzidos. O critério para elaboração foi a data de exibição do primeiro episódio. Como verá, a maioria são desenhos animados voltados ao público adulto, mas isso não é uma regra.

6. American Dad! (2005 - )

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)

Na TV desde 2005, são 17 temporadas no ar e um total de 330 episódios. Criada por Seth MacFarlane, Matt Weitzman e Mike Barker, American Dad! é uma animação exibida na FOX que acompanha a trajetória da família Smith. Stan é um agente da CIA, Republicano, casado com Francine.

Pai de dois filhos, a hippie Hayley e o "idiota" Steve, Stan comanda sua família de classe média alta, cujo humor é centrado na peculiaridade de seus personagens. Completa o elenco principal o alienígena Roger, trambiqueiro, enganado e muito egoísta.

5. Peppa Pig (2004 - )

(Fonte: Entertainment One/Divulgação)(Fonte: Entertainment One/Divulgação)

Criação britânica voltada a crianças em fase pré-escolar, Peppa Pig é, hoje, um fenômeno mundial. Criada pela dupla Neville Astley e Mark Baker, o desenho animado foi ao ar, pela primeira vez, em maio de 2004. Desde então, são 368 episódios, exibidos em mais de 180 países.

Na animação, todos os personagens são animais, incluindo a porquinha Peppa Pig, protagonista que dá nome ao desenho. Episódios curtos de cerca de cinco minutos acompanham o dia a dia de sua família e de seus amigos em atividades cotidianas, como lazer, esporte e relações familiares.

4. Bob Esponja (1999 - )

(Fonte: Nickelodeon/Divulgação)(Fonte: Nickelodeon/Divulgação)

Outro fenômeno mundial, Bob Esponja também é um longevo desenho animado exibido na Nickelodeon. Com 13 temporadas e 277 episódios exibidos, Bob Esponja Calça Quadrada foi criada por Stephen Hillenburg e virou um produto da cultura pop, adorado por muita gente para além da faixa etária que deveria assisti-lo.

Acompanha as desventuras de Bob Esponja na Fenda do Biquíni, uma cidade subaquática fictícia localizada no Oceano Pacífica. Além do protagonista, estão na trama o Seu Siriguejo, Lula Molusca, Sandy Bochechas, Patrick Estela e o Plankton, este último uma espécie de vilão. Seu primeiro episódio foi ao ar em 1º de maio de 1999, garantindo a quarta posição.

3. Family Guy (1999 - )

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)

Por ter estreado seu primeiro episódio em 31 de janeiro de 1999, Family Guy está à frente de Bob Esponja Calça Quadrada. Outra obra de Seth MacFarlane, o desenho animado acompanha a vida dos Griffins, uma família disfuncional de Quahog, Rhode Island, composta por Peter, Lois, Meg, Chris, Stewie e o cão da família, Brian.

A animação se notabilizou pelas inúmeras paródias de elementos da cultura pop norte-americana. São 20 temporadas no ar, totalizando 389 episódios exibidos. A série de animação é constantemente processada, seja por violar direitos autorais, seja por ser acusada de antissemitismo.

2. South Park (1997 - )

(Fonte: Comedy Central/Divulgação)(Fonte: Comedy Central/Divulgação)

South Park é outro desenho animado cujos personagens (e muitos episódios) já fazem parte da cultura popular. Destinada ao público adulto, a animação é conhecida por suas críticas carregadas de humor ácido, surreal e satírico.

Stan, Kyle, Cartman e Kenny foram ao ar pela primeira vez em agosto de 1997, e já entraram no século XXI como queridinhos dos jovens adultos. São constantemente acusados de preconceito racial, machismo, homofobia e antissemitismo, mas, ainda assim, comandam as noites do canal Comedy Central.

1. Os Simpsons (1989 - )

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)

Na lista de desenhos animados há mais tempo na ar, o primeiro lugar é de Os Simpsons, que há mais de 30 anos tem números expressivos de audiência, polêmicas e processos, além, é claro, de fãs. Homer, Marge, Lisa, Bart e Meg são alguns dos mais importantes personagens da cultura pop norte-americana.

O sucesso é tão grande que Os Simpsons já ganhou filme e musical. Vários outros personagens de Springfield, a fictícia cidade em que a trama se passa, são tão famosos quanto seus protagonistas. No total, a série criada por Matt Groening tem 33 temporadas e 728 episódios exibidos. Um marco na história da TV norte-americana.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: