O programa de TV que deu um elefante como prêmio

16/08/2022 às 09:492 min de leitura

Programas de TV que dão prêmios aos participantes existem há décadas. Normalmente, as pessoas vão em busca de quantias em dinheiro, casas, automóveis e eletrodomésticos. Contudo, nos Estados Unidos, um dos programas mais populares do país dava elefantes aos ganhadores.

Estamos falando do programa "The Price is Right", ou “O Preço Certo”, um gameshow muito popular em vários países e que no Brasil foi exibido pelo SBT e mais recentemente pela RecordTV.

Em nosso país, Silvio Santos, um dos apresentadores da versão brasileira do programa, premiava os jogadores com dinheiro. Então, por que os prêmios nos estadunidenses eram tão diferentes, incluindo até elefantes?

Um sucesso irreverente da tevê

(Fonte: Reprodução: Curionic)(Fonte: Reprodução: Curionic)

Em 1956, Bill Cullen, um dos maiores nomes da tevê estadunidense, comandava o programa “The Price is Right”. A produção do show achou que seria uma boa ideia levar um elefante de verdade para o palco da atração.

A ideia era surpreender a plateia e os jogadores — e deu certo, pois o animal acabou fazendo cocô no palco, arrancando risadas das pessoas presentes. Na semana seguinte, lá estava o elefante brilhando na tela de milhões de telespectadores.

Essa irreverência era parte da fórmula de sucesso do programa. Como havia um número finito de bens de consumo que poderiam ter seus preços adivinhados, a produção incluía itens curiosos, como antiguidades, na lista de prêmios possíveis.

No entanto, tratava-se de uma piada. O jogador que adivinhasse o preço de um automóvel antigo, ganhava um carro zero quilômetros. Quem acertava o valor de uma ilha, ganhava uma viagem de férias.

Mas essa piada não deu certo quando um elefante foi inserido como “prêmio bônus” do programa.

Piada levada a sério

A ideia da produção era a seguinte: o vencedor ganhava o elefante, mas, obviamente o rejeitaria. Nesse caso, o jogador levaria para casa a bela quantia de US$ 4 mil, uma bolada na época.

Acontece que o ganhador simplesmente quis ficar com o elefante. O participante, que não tem seu nome registrado em reportagens sobre o tema, tinha uma fazenda e achou que o elefante seria um excelente produtor de adubo.

O problema é que esse elefante não era da emissora. Ele tinha dono e estava sendo emprestado à produção. Ninguém sabe ao certo como a história terminou. Se a produção do programa comprou um elefante para o jogador ou se ele mudou de ideia.

A história de O Preço Certo inspirou um episódio de Os Simpsons (Fonte: Reprodução: Wiki Simpsons)A história de O Preço Certo inspirou um episódio de Os Simpsons (Fonte: Reprodução: Wiki Simpsons)

O impacto dessa história foi tão grande que décadas depois ela inspirou um episódio de Os Simpsons. Bart é premiado por uma rádio e ao invés de pegar o prêmio em dinheiro, ele prefere ganhar um elefante.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: