Artes/cultura
29/08/2022 às 10:00•2 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Talvez a maioria das pessoas que conhecem um barril de cerveja moderno, com torneirinha e sistema de refrigeração, não sabe que a história desse equipamento extremamente útil é milenar. Os registros mais antigos sobre o barril de cerveja datam de 5 mil anos a.C., época em que mesopotâmios e egípcios descobriram as bases do processo de fermentação de grãos selvagens.
Com o tempo, a cerveja deixou de ser fabricada em casa para se tornar um produto mais comercial. As pessoas consumiam a bebida em tigelas de terracota e até usavam canudos para compartilhá-la.
(Fonte: Shutterstock)
Algumas obras de arte antigas mostram os mestres cervejeiros coando a bebida em panos para armazená-la em vasos de cerâmica. Ou seja, os primeiros “barris de cerveja”.
Dando um salto de alguns milênios, chegamos na Idade Média. Nessa época, as cervejarias dos mosteiros eram os principais centros de produção de cerveja, se espalhando por toda a Europa. Os monges produziam a bebida tanto para o consumo próprio quanto para vendê-la aos viajantes.
Eles também aprimoraram os procedimentos sanitários de fabricação e começaram a usar barris de madeira para facilitar o transporte e a venda.
(Fonte: Shutterstock)
Até o fim do século XVIII, a maneira usada para drenar a cerveja de um barril consistia, basicamente, na aplicação do ar e da gravidade. Então, em 1785, Joseph Bramah, inventor britânico, criou uma espécie de motor para os barris.
Essa invenção revolucionou a maneira como os bares serviam a bebida, afinal, os bartenders ingleses podiam bombear a cerveja diretamente do barril que, muitas vezes, estava situado em outro andar do local.
O motor de Joseph Bramah também foi responsável por causar uma das evoluções mais significativas nos barris de cerveja: a necessidade de um sistema que a fizesse permanecer com o derramamento mínimo de espuma, carbonatada e, claro, fria.
(Fonte: Shutterstock)
Com o passar dos séculos, a tecnologia para fabricação dos barris de cerveja avançou de diversas formas. O que permanece inalterado é o gosto mundial pela bebida e a prática popular de consumi-la a partir de um barril.
Das antigas tigelas de barro aos barris de madeira medievais, chegando aos barris metálicos e pressurizados modernos, a evolução desse equipamento tem mais de 5 mil anos. Tomar um gole dessa história milenar do barril de cerveja e como ele deu origem ao chope moderno pode ser uma ótima conversa de bar.
Agora que você conheceu a história, que tal ter a sua própria Choppeira Elétrica?