Artes/cultura
24/09/2022 às 11:00•2 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
O álbum da Copa do Mundo 2022 é um grande sucesso, contando com figurinhas que chegam a valer alguns milhares de reais, como o cromo especial do Neymar. Mas há uma dúvida recorrente entre os fãs do livro ilustrado: como são escolhidos os jogadores que aparecem no álbum?
Em geral, ele é lançado alguns meses antes da realização do campeonato. Neste ano, por exemplo, o produto começou a ser vendido em julho, enquanto o Mundial do Catar tem início previsto para o dia 20 de novembro.
Dessa forma, os responsáveis pelo livro precisam adivinhar quais jogadores serão convocados pelos técnicos das 32 seleções. Isso se deve ao fato de que praticamente todos os treinadores só divulgam a lista dos convocados semanas ou dias antes da viagem para a sede da Copa.
(Fonte: Panini/Divulgação)
As convocações para amistosos e torneios costumam dar pistas de quem vai disputar a competição e, consequentemente, quem aparecerá no livro ilustrado da Copa. Mas mesmo apostando nisso, nem sem sempre os editores acertam, sendo comum ter jogadores no álbum que não vão para a Copa do Mundo.
Leia também: Álbum da Copa 2022: veja a evolução dos preços ao longo dos anos
Entrevistado pelo UOL, Vilson Manfrinati, o diretor da divisão de futebol da Panini Brasil, editora responsável pelo álbum da Copa do Mundo 2022, explicou como é feita a escolha dos jogadores que aparecem nas figurinhas. De acordo com ele, o processo pode começar até dois anos antes do torneio.
O primeiro passo é analisar quem disputou a Copa anterior, pois o treinador pode querer dar sequência à base daquela edição. Observar as convocações para competições e amistosos é outra etapa, assim como assistir aos jogos das Eliminatórias.
Também existe o álbum virtual da Copa do Mundo. (Fonte: Panini/Divulgação)
Após definir a lista, a equipe da editora negocia o direito do uso de imagem com os empresários dos atletas. Na sequência, é necessário que a FIFA aprove o produto, para que então ele seja produzido e comece a ser vendido.
Segundo Manfrinati, também conhecido como “Tite da Panini”, devido ao trabalho de selecionar os atletas das figurinhas do álbum da Copa, a edição deste ano ficou pronta em fevereiro, nove meses antes da competição.
Cada uma das 32 seleções do álbum da Copa 2022 tem 18 atletas representados nos cromos. No caso do Brasil, dois jogadores que aparecem nas figurinhas, Gabriel Jesus e Phillipe Coutinho, não foram convocados para os últimos amistosos antes do Mundial.
Por outro lado, Tite chamou vários atletas que não são citados no livro para os jogos contra Gana e Tunísia. Everton Ribeiro, Bruno Guimarães, Roberto Firmino, Rodrygo, Bremer, Pedro e Weverton estão entre eles.
Apenas no dia 7 de novembro, quando o treinador anunciará a lista de convocados para a Copa do Mundo 2022, saberemos quais atletas do álbum não disputarão a competição.
Caso você ainda não possua o seu álbum, ou esteja procurando pelos kits de figurinhas, aqui vão algumas sugestões: