Ciência
04/10/2022 às 12:00•2 min de leitura
Sendo você dono de animal de estimação ou não, é bem provável que você já tenha escutado a palavra "pedigree" algumas vezes na sua vida. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem exatamente o que é o pedigree para cachorros ou que isso, na verdade, trata-se de um documento oficial.
Porém, é através desse certificado que podemos garantir que um cão é realmente de raça e não tem nenhuma no seu cruzamento. Portanto, mesmo que os nossos gloriosos vira-latas estejam entre os favoritos dos brasileiros, o pedigree é uma medida importante para que um tutor não esteja sendo enganado na hora de ter um cão de raça. Entenda mais sobre esse processo!
(Fonte: Pixabay)
Para simplificar as coisas, basta entender que o pedigree de cachorro é uma documentação que atesta que certo cachorro pertence a uma determinada raça. Essa confirmação pode ser obtida com base no histórico e na árvore genealógica do animal, os quais carregam informações genéticas sobre quem são os pais, avós e bisavós dele.
Para quem um cão passe no "exame admissional" do pedigree, seus antepassados também precisam ser de raça pura. Portanto, é possível ter acesso aos traços genéticos do pet até a terceira geração da sua família graças à ciência, algo que nos permite constatar se seus parentes mais próximos também pertenciam à mesma raça na qual ele foi categorizado.
Caso qualquer um dos ascendentes do animal não seja de linhagem pura, e portanto tenha sido resultado do cruzamento com outras raças, o pedigree não será validado. Para finalizar, essa documentação também é uma importante maneira de averiguar se esse animal atende a todos os requisitos da sua raça, como as características físicas que fazem ele ser reconhecido oficialmente.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em primeiro momento, uma certificação como o pedigree pode parecer apenas um motivo fútil para se gabar sobre um cão de raça. Porém, a verdade é que esse tipo de certificado pode ter um significado mais profundo. Afinal, qualquer pessoa que busca um cão de raça específica quer ter certeza de que não está sendo enganada durante a sua escolha.
Se pararmos para analisar, os cães passam por inúmeros cruzamentos diferentes e determinar a precisão de uma raça é muito mais difícil do que parece — porque nem todo vira-lata é igual. Logo, uma mistura pode ser tão sutil que fica difícil saber se aquele animal veio também de outras raças por olho nu.
Animais que passaram por um chamado "cruzamento indevido" podem não soar tão diferentes em um primeiro momento, mas comprometerão a pureza sanguínea da linhagem nas próximas gerações. No Brasil, o pedigree ou Certificado de Registro Genealógico é fornecido pela Sociedade Brasileira de Cinofilia (SOBRACI) ou pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Atualmente, o documento também fica disponível em formato digital para os donos de cães.