Aswang, o 'vampiro' metamorfo do folclore filipino

14/10/2022 às 08:002 min de leitura

Vampiros e lobisomens são criaturas que habitam lendas de diferentes culturas ao redor do mundo. Suas muitas representações costumam ser associadas a seres do mal, que caçam humanos e aterrorizam com apenas um olhar.

Mas uma dessas versões possui um elemento ainda mais macabro. O aswang é uma criatura do folclore filipino, que pode ser representado como um lobisomem, um vampiro ou um terrível sugador de vísceras. E, como se não bastasse tudo isso, ele também pode assumir diferentes formas.

O que é o Aswang?

a(Fonte: Wikimedia Commons)

O aswang pode ser visto como uma mistura de diferentes criaturas folclóricas. Eles são considerados uma mistura de vampiros, com lobisomens e bruxas. Mas, o mais importante sobre eles é a habilidade de mudar de forma. Segundo o folclore filipino, eles podem andar entre as pessoas durante o dia, pois são capazes de se passar por humanos.

Mas é de noite que eles realmente podem oferecer algum perigo. Isso porque eles se alimentam de carne humana — principalmente de crianças e fetos não nascidos. Seus órgãos favoritos para comer são o fígado e o coração e sua língua. O aswang supostamente tem uma língua parecida com a dos insetos sugadores de sangue, que eles usam para sugar o sangue ou os bebês ainda não nascidos do útero de sua mãe.

De acordo com as crenças, é mais fácil encontrá-los nas pequenas cidades das Filipinas. Para confundir suas presas, o aswang emite um som semelhante a um “tique”. Conforme se aproxima da vítima, a criatura fica mais silenciosa e então ataca.

E, mesmo sendo capazes de assumir diferentes formas, é possível identificar um aswang durante o dia. Seus olhos costumam ser injetados de sangue e, se você olhar diretamente para eles, poderá ver seu reflexo de cabeça para baixo. Os aswangs também possuem os pés virados para trás e odeiam barulho e luzes fortes.

Eles costumam ser divididos em três espécies. O Tik-tik ou Wak-wak, que recebe esse nome devido ao som que faz durante a caça e se transforma em um grande pássaro. O Sigbin ou Zigbin consegue se transformar em uma criatura parecida com um Diabo da Tasmânia. E a Manananggal, que se parece com uma mulher que pode se dividir ao meio e voar como um morcego.

As origens da lenda

a(Fonte: BASE Entertainment/Netflix)

As histórias sobre o aswang têm origem no século XVI. Elas foram descritas por conquistadores espanhóis, quando as Filipinas se tornaram uma colônia da Espanha. Porém, na região já eram contadas histórias sobre essas criaturas no século XIII, quando o povo malaio chegou nas Filipinas e trouxe consigo suas crenças sobrenaturais.

No folclore malaio existe uma criatura chamada penanggal. É um monstro que também aparecia como uma mulher normal durante o dia, mas tinha uma língua comprida e se alimentava de mães e filhos ainda não nascidos.

Durante o período de colonização, os espanhóis utilizaram o aswang para estimular o medo nos filipinos. Embora não seja possível afirmar o quanto isso serviu para ampliar o medo que as pessoas já tinham nessas criaturas, a mesma técnica foi utilizada no país durante a Guerra Fria.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: