Seja o primeiro a compartilhar

6 imagens que destacam o esplendor dos oceanos

Os oceanos costumam despertar a nossa curiosidade devido à sua imensidão e ao desconhecido. Por esse motivo, fotógrafos do mundo todo registram algumas das imagens mais impressionantes todos os anos.

Abaixo, nós apresentamos seis fotos que destacam o esplendor dos oceanos!

1. Pequeno Zai

(Fonte: Jasmine Carey)(Fonte: Jasmine Carey)

As baleias são apenas uma das provas de como os oceanos são ambientes fascinantes. Os maiores animais vivos podem protagonizar algumas das imagens mais belas da natureza. Foi o que conseguiu a fotógrafa australiana Jasmine Carey durante um mergulho em Tonga, quando ela viu um filhote de baleia jubarte se aproximando de sua mãe, em 2019.

Carey aproveitou para registrar a cena, e o resultado lhe rendeu o prêmio máximo no concurso de fotografia HIPA de 2020. O filhote, que foi batizado de Pequeno Zai, tinha cerca de duas semanas quando a foto foi tirada.

2. Nuvens no oceano

(Fonte: Alex Kydd)(Fonte: Alex Kydd)

A fauna dos oceanos vai muito além das baleias. Em 2019, as ilhas Raja Ampat, na Indonésia, foram o palco da impressionante imagem acima, registrada pelo fotógrafo australiano Alex Kydd.

Durante um mergulho, ele pode testemunhar um enxame de águas-vivas que se misturavam com o azul do oceano. A quantidade de animais era tamanha que quase parece que a pessoa na foto estava flutuando por entre nuvens no oceano, e não por criaturas transparentes que poderiam tê-la queimado.

3. Drama no Farol

(Fonte: Aleks Gjika)(Fonte: Aleks Gjika)

Imagens de tempestade no oceano costumam ser impressionantes. É por isso que a captura feita pelo fotógrafo inglês Aleks Gjika, mostrando uma tempestade no mar engolindo o Farol Porthcawl no Reino Unido, é tão interessante.

A mistura da violência das ondas, com o farol solitário e a tempestade ao redor, fazem com que a foto pareça uma pintura. Tudo isso fez com que Gjika ganhasse as principais honras na categoria Your View do 13º concurso de fotografia de paisagem do ano em 2020.

4. Ondas Perigosas

(Fonte: Lance Morgan)(Fonte: Lance Morgan)

O Shipstern Bluff, localizado na costa sudeste da Tasmânia, é conhecido por ser um dos pontos de surf mais perigosos do mundo. Suas ondas gigantes se formam a quilômetros de distância da costa, antes de atingirem o recife com alturas de cerca de 10 metros.

E é justamente isso que atrai tantos surfistas para o local. Também foi isso que garantiu ao fotógrafo Lance Morgan uma indicação para o concurso de Fotografia do Oceano e Fotógrafo de Aventura do Ano, em 2020.

5. Gruta Azul

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É possível conhecer um dos lugares mais incríveis da Terra na ilha italiana de Capri. A Gruta Azul é uma caverna marinha que já foi a piscina natural do imperador romano Tibério, podendo ser acessada somente por pequenos barcos a remo. 

Neles, os visitantes devem deitar-se para entrar na boca da caverna, que tem cerca de um metro de altura. O nome "Gruta Azul" é uma referência à cor turquesa que ilumina todo o interior, formada pela refração da luz solar.

6. Gigante Caído

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As Ilhas Galápagos possuem diversas paisagens belíssimas. Uma delas é o famoso Arco de Darwin, uma formação rochosa em frente à Ilha Darwin, uma das menores do arquipélago de Galápagos.

Porém, desde 2021, a ponte que ligava as duas colunas do arco desabou no mar devida à erosão contínua. O que resta agora são as duas colunas imponentes uma de frente para a outra e mostra o poder contínuo do mar.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.