Por que os Estados Unidos chamam futebol de 'soccer'?

02/12/2022 às 12:002 min de leitura

Futebol para nós brasileiros, fútbol para os países de língua espanhola, fussball para os alemães e football para os ingleses — os criadores do jogo. O nome do esporte mais popular do mundo parece ser quase unanimidade entre as grandes nações que o praticam, exceto para um lugar: os Estados Unidos.

Embora o futebol não seja exatamente o esporte mais amado pelos norte-americanos, ele cresceu de popularidade nos últimos anos. Mesmo assim, o povo da América do Norte teima em chamá-lo de "soccer", algo que se repete no Canadá, no Japão e em outros países retardatários. Mas por que existe esse conflito entre nomes? Entenda!

Origens na Inglaterra

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Segundo um artigo produzido pelo professor Stefan Szymanski, da Universidade de Michigan, tudo teve início na Inglaterra no séxulo XIX. Naquela época, uma versão do esporte futebol, que era baseada em um jogo praticado por "pessoas comuns" na Idade Média, passou a ser jogado em algumas das escolas mais privilegiadas do país.

Para dar uniformidade às competições entre escolas e clubes, um conjunto de regras padrão foi elaborado por estudantes em Cambrigde no ano de 1848. Essas regras acabaram se solidificando ainda mais quando foram adotadas oficialmente pela Football Association, instituição que rege o esporte na Inglaterra, em 1863.

Porém, não demorou muito para que variações desse esporte começassem a surgir na região. Em 1871, por exemplo, a Rugby Football Union foi fundada, permitindo que os jogadores pudessem correr com a bola em suas mãos. Essa versão do esporte passaria a ser chamada de rugby football, ou, de maneira mais popular, rugger, separando-se completamente do chamado association football, que nada mais é do que o tradicional jogo com os pés.

Chegada nos EUA

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A partir desse momento, e da mesma forma que rugby ganhou o "apelido" de rugger, o association football recebeu a alcunha de assoccer em países de língua inglesa, sendo eventualmente encurtado e chamado apenas de "soccer". Enquanto isso, na América do Norte, as faculdades de Rutgers e Princeton disputaram a primeira partida de um esporte que reunia as regras do association football e rugby football.

Embora essa junção das duas modalidades tenha sido batizado de apenas "football" nos EUA, os outros países ao redor do planeta passaram a reconhecer a modalidade pelo nome de "futebol americano". Eventualmente, a Inglaterra decidiu chamar o rugby football apenas de "rugby" e o association football apenas de "football".

Isso fez com que, inevitavelmente, existissem dois esportes distintos conhecidos como "football" em lados opostos do Oceano Atlântico, tendo a certeza de que nenhum lado cederia. Por esse motivo, os norte-americanos continuaram se referindo ao futebol inglês pelo apelido anterior, "soccer".

Apesar de toda a confusão, o termo "soccer" chegou a ser bastante comum na Inglaterra em meados do século XX — com grande popularidade após o fim da Segunda Guerra Mundial e queda significativa entre as décadas de 1970 e 1980. Atualmente, usa-se essa palavra apenas para se referir à liga profissional dos Estados Unidos, chamada Major League Soccer (MLS).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: