Nossa Senhora de Caacupé: a santa que vai ao cabeleireiro

24/12/2022 às 12:002 min de leitura

Esses tempos, um vídeo de uma pessoa lavando o cabelo de uma santa em um salão, deixando suas as madeixas lindíssimas e cacheadas ao final, fez o maior barulho no Twitter. Se você não viu, dê o play abaixo:

A cena parece bastante inusitada — afinal estão preparando o cabelo de uma imagem de uma santa. Muitas pessoas religiosas até achariam que é desrespeito fazer isso... Mas e se a gente te contasse que isso faz parte de um ritual de devoção à Nossa Senhora?

A santa do vídeo é Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai. Lavar seus cabelos e deixá-la bonita é uma tradição dos devotos, no país.

A história da padroeira do Paraguai

O ritual de devoção à Nossa Senhora do Caacupé acontece sempre no dia 8 de dezembro. Mas, para entender como isso tudo começou, precisamos voltar ao século XVI.

Conta-se que, naquela época, um indígena convertido ao cristianismo se deparou com um grande perigo: a tribo mbayáe. Além de ferozes lutadores, eles não aceitavam os cristãos e tinham prometido acabar com todos eles. Esse indígena, então, pediu proteção a Maria.

Ele era um escultor, então prometeu que faria uma imagem de Nossa Senhora com o tronco que usava para se esconder, caso conseguisse sair vivo. Ninguém notou o rapaz escondido atrás da árvore e ele cumpriu a promessa: esculpiu Nossa Senhora naquela madeira.

Algum tempo depois, a região foi assolada por fortes chuvas que ameaçavam inundar todas as vilas e aldeias. Os padres organizaram orações até que as águas voltaram e uma santa surgiu milagrosamente: era a imagem esculpida na madeira, que tinha protegido aquele indígena. Foi assim que esse povo começou a venerar "Nossa Senhora de Caacupé", também conhecida por "Virgem dos Milagres" ou "Virgem Azul do Paraguai". 

As imagens de Nossa Senhora do Caacupé sempre tem cabelos longos (Fonte: Wikimedia Commons)As imagens de Nossa Senhora do Caacupé sempre tem cabelos longos (Fonte: Wikimedia Commons)

Embelezar Nossa Senhora é um ato de devoção

Depois que Nossa Senhora do Caacupé os salvou da enchente, os povos indígenas da região começaram a se esforçar bastante nos cuidados com a santa de devoção: faziam belas capas e vestidos para ela, cobriam-na de joias e colocavam os mais lindos cabelos em sua cabeça. 

É assim que a Virgem Azul do Paraguai é conhecida: com um vestido branco, uma capa azul, as mãos unidas sobre o peito em oração, longos cabelos e uma coroa sobre deles. 

Os longos cabelos são parte importante da imagem. Todo ano, os devotos arrumam uma nova cabeleira para Nossa Senhora de Caacupé, de modo que ela fique muito bonita para ser reverenciada. Essa é a forma que os paraguaios encontram para demonstrar seu amor pela padroeira do país.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: