Ciência
17/03/2023 às 11:00•2 min de leitura
Seja em um momento de fúria ou por algo não ter saído como esperado, é comum em nosso cotidiano deixarmos escapar alguns palavrões. Essa realidade não é exclusiva do Brasil, já que palavras do gênero existem em todos os lugares do mundo.
Dessa forma, um estudo feito pela Preply com mais de 1.600 pessoas habitantes de 15 municípios diferentes revelou quais são as regiões mais boca suja do país. O levantamento também mostrou alguns outros dados referentes ao linguajar pouco apropriado para ambientes familiares.
Se você já está curioso para saber onde estão os habitantes que mais falam palavrões em nosso país, veja a relação a seguir:
Em geral, mulheres são mais controladas do que homens quando o assunto é falar palavrões. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
O estudo também revelou que, em geral, homens tendem a falar mais palavrões por dia (8,48 vezes a cada 24 horas) do que mulheres (5,35 vezes no mesmo período). Além disso, os "xingos" costumam acontecer com mais frequência dentro de casa (47,83%), e mais da metade dos entrevistados disseram se sentir incomodado com linguagem vulgar de outras pessoas (56,99%).
Já no que diz respeito aos momentos de maior controle, os entrevistados revelaram que as situações em que mais evitam falar palavrão são nas seguintes situações:
Outro ponto levantado no estudo é para quem esses palavrões são dirigidos. Entre os tópicos mais falados estão a própria pessoa (26,85%), ninguém em particular (20,60%), amigos (17,42%), parceiros amorosos (12,99%), colegas de trabalho (7,70%), irmãos (6,54%) e os próprios pais (0,96%).
Mesmo com esses números, podemos considerar que ainda somos uma população "comportada". Em países como Inglaterra ou Estados Unidos, a média de palavrões diários é de 10 e 21, respectivamente, enquanto por aqui esse número fica abaixo de 7.