Ciência
09/05/2023 às 08:12•2 min de leitura
O dia 9 de maio de 2023 marca a triste despedida de uma das maiores artistas brasileiras. Rita Lee, cantora e compositora, nos deixou aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão.
Rita foi gigante, e parece ter vivido várias vidas em uma. Neste texto, trazemos 5 fatos sobre esta grande mulher.
(Fonte: Pinterest)
A história de vida de Rita Lee é totalmente musical. Contudo, ela chegou a pensar a trilhar outros caminhos. Em 1968, ela passou no vestibular para Comunicação Social na USP, mas cursou apenas um semestre e abandonou.
No livro Rita Lee: Uma Autobiografia, ela escreveu: “passei um ano bundando na USP (na mesma classe da Regina Duarte, a futura 'namoradinha do Brasil'), na base do ‘assina a presença pra mim'".
(Fonte: Twitter)
Nascida em 1947, Rita Lee Jones era filha de um casal de classe média que morava no bairro Vila Mariana, em São Paulo. Sua mãe, Romilda Padula, era filha de italianos, e seu pai, Charles Fenley Jones, era um dentista norte-americano.
Uma curiosidade: "Lee" não é o sobrenome oficial da família. Seu pai colocou esse nome quando registrou suas três filhas (Rita era a mais nova) para homenagear o general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.
(Fonte: G1)
A primeira incursão de Rita Lee na música foi fazendo backing vocal no grupo Tulio's trio, que se apresentava em clubes em São Paulo. Mas logo ela migrou para outros grupos em que ela teve mais destaque, como o Teenage Singers, Six Sided Rockers e O'Seis.
Este último é especial, pois ela já estava ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sergio Dias, com quem formaria em seguida a banda Os Mutantes, uma das mais importantes e influentes da música brasileira e mundial.
Outra curiosidade é que, inicialmente, o trio se nomeou como "Os Bruxos", mas eles foram rebatizados como Os Mutantes pelo cantor Ronnie Von.
(Fonte: Gshow)
O trio original d'Os Mutantes - com Rita, Sergio e Arnaldo - permaneceu junto entre 1966 e 1972, tempo em que gravou seis discos que fizeram história no rock brasileiro. Contudo, a relação entre eles nunca foi fácil. Para completar, Rita se casou com Arnaldo Baptista em 1968.
Eles se separaram em 1972, época em que, segundo seu próprio relato, ela foi expulsa da banda. Em sua primeira biografia, Rita contou assim o episódio: "chego ao ensaio e me deparo com um clima tenso/denso. Até que o Arnaldo quebra o gelo, toma a palavra e me comunica (...): ‘A gente resolveu que a partir de agora você está fora dos Mutantes porque nós resolvemos seguir na linha progressiva-virtuose e você não tem calibre como instrumentista'".
A expulsão abriu caminho para que Rita seguisse carreira solo, em que foi incrivelmente bem sucedida.
(Fonte: Norma Lima)
Rita Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho em 1976, com quem ficaria junto até o fim de sua vida. O casal teve três filhos e também desenvolveu junto uma rica parceria profissional.
O relacionamento dos dois teve um "cupido" célebre: o cantor Ney Matogrosso. Para a Globonews, Ney declarou: "eu que apresentei o Roberto para ela. Eu estava fazendo um show no beco, em São Paulo, ela foi ver, aí eu vi que ela prestou muita atenção no guitarrista. Ela me convidou para jantar na casa dela e me disse assim: ‘Pode levar alguns músicos que você queira’. Eu levei ele, porque eu sabia que era ele que ela queria ver. Foi instantâneo o encontro deles, instantaneamente se sentaram no piano e começaram a compor. Eu saí meio de fino, pois vi que ali a coisa já tinha acontecido”.