O que é translinguagem e como os alunos podem usá-la?

10/05/2023 às 02:002 min de leitura

Translinguagem é uma forma de entender a comunicação e transmitir uma mensagem usando todos os seus recursos. Estamos acostumados a pensar em "língua" como algo específico, com muitas regras gramaticais mas, na verdade, as divisões entre uma língua e outra não são tão claras. E também não representam como as pessoas realmente usam a linguagem.

Pessoas multilíngues – incluindo aquelas que estão aprendendo a ser – usam seus idiomas de maneiras inteligentes, e assim chamamos essa comunicação de translinguagem. Aprender um novo idioma não é uma questão de deixar um idioma para trás para usar o novo - o aprendizado de idiomas consiste em adicionar novas maneiras de nos expressarmos. É algo complementar, e muitas vezes, até pessoal.

Quando você tem algo que deseja dizer, expressá-lo da forma mais rápida é como a correnteza de um rio fluindo: ela não para porque há uma pedra em seu caminho - ela simplesmente flui. É o mesmo que ocorre com novos idiomas que estamos aprendendo, idiomas que já conhecemos bem e idiomas que temos um pouco de receio em usar.

Podemos citar como exemplo quando vemos personalidades colocando isso em prática, como a atriz Sofia Vergara, fazendo translinguagem durante entrevistas. Sua translinguagem mostra sua identidade e reflete como a linguagem é usada nos lugares onde ela está. Sofia fala espanhol e inglês, e se expressa por meio de translinguagem. Ou seja: um jeito único que só ela costuma se expressar!

E para os alunos que estão aprendendo idiomas, seja pelo Duolingo ou de outras formas, saibam que também podem usar a translinguagem em sua comunicação - e pelas mesmas razões que outros multilíngues usam a translíngua! Você pode fazer a translinguagem se ainda não aprendeu uma palavra ou expressão em uma nova língua, ou porque um idioma apenas expressa seu ponto de vista melhor do que outro. Pode parecer um pouco confuso, mas vou explicar de outras formas!

Saiba que você provavelmente já está familiarizado com alguns tipos dessa "mistura de idiomas", mas talvez ainda não conheça esse nome! Por exemplo:

Quando as pessoas alternam, durante a mesma conversa, entre diferentes idiomas ou dialetos. Uma palavra ou frase pode estar em um idioma e outras palavras ou frases em outro.

Tudo pode ser traduzido, mas às vezes usar um idioma ou outro pode parecer mais eficiente, ou pode transmitir emoções e contexto com mais precisão. Os multilíngues também podem se divertir com a tradução entre idiomas usando intencionalmente uma tradução ou traduções literais com outras pessoas que conhecem os dois idiomas.

Bilinguismo e biletramento: quando esses termos descrevem duas línguas sendo reunidas em uma sociedade ou por meio da educação. Alunos multilíngues estão aprendendo a navegar em muitas comunidades e informações em vários idiomas e também estão desenvolvendo sua própria identidade linguística!

Que tal treinar um pouco de translinguagem? Por exemplo, você pode participar de conversas sobre seus hobbies favoritos, escrever músicas ou comentar vídeos e postagens nas redes sociais usando todas as ferramentas de linguagem à sua disposição!

Se orgulhe das várias maneiras pelas quais você pode se expressar, inclusive no idioma que está aprendendo. Em vez de focar em habilidades ou vocabulário que você ainda está desenvolvendo, pense em como a translinguagem pode ajudá-lo a transmitir sua mensagem.

  • Com colaboração de Valeria Carrillo

***

Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: