6 curiosidades que você não sabia sobre o Dia das Mães

12/05/2023 às 12:003 min de leitura

O Dia das Mães é celebrado no Brasil e em diversos outros países no segundo domingo de maio, mas além da noção de que precisa garantir o presente perfeito para a sua mãe, o quanto você realmente sabe sobre essa data? O feriado possui algumas curiosidades bem interessantes, sendo que algumas delas você até poderia suspeitar antes, enquanto outras podem ser bem surpreendentes. Confira logo abaixo alguns fatos sobre o Dia das Mães que você não imaginava!

1. É o dia mais movimentado para restaurantes

Os restaurantes têm um dia bem ocupado neste feriado todos os anos. (Fonte: Getty Images)Os restaurantes têm um dia bem ocupado neste feriado todos os anos. (Fonte: Getty Images)

Sabemos que muita gente não quer perder tempo na cozinha durante uma comemoração tão especial como o no Dia das Mães, então você já deve ter se acostumado a ver restaurantes lotados nesta data. O que talvez você não imagine é que, em muitos países, esse é o dia mais movimentado do ano para estes estabelecimentos, ultrapassando até mesmo o Dia dos Namorados.

2. Flores são um dos presentes mais comuns

Geralmente acompanhada de outros mimos, as flores nunca deixam de aparecer no Dia das Mães. (Fonte: Getty Images)Geralmente acompanhada de outros mimos, as flores nunca deixam de aparecer no Dia das Mães. (Fonte: Getty Images)

Algo que você possa ter suspeitado antes é que as flores são um dos presentes mais comuns dados às mães neste dia especial. É claro que muita gente ainda complementa esse mimo com roupas, joias ou cosméticos, mas um buquê de flores quase nunca deixa de aparecer durante a comemoração.

3. O número de ligações aumenta bastante no domingo especial

Se estiver distante dos parentes, uma ligação é essencial durante a data. (Fonte: Getty Images)Se estiver distante dos parentes, uma ligação é essencial durante a data. (Fonte: Getty Images)

É claro que a maioria das pessoas prefere passar o feriado com suas mães, mas isso nem sempre é possível. Nestes casos, o que resta é fazer aquela ligação para matar as saudades e desejar uma boa comemoração. Além disso, também é bem comum ligar para outros parentes distantes que também estão celebrando o feriado.

Por isso, não é de se estranhar que o Dia das Mães seja um dos mais movimentados para linhas telefônicas, algo que só se intensificou durante a pandemia do covid-19 em 2020, quando as ligações eram uma das únicas maneiras de comunicação para muita gente.

4. O feriado tem versões diferentes em diversos países

A comemoração é ainda mais alegre em outros países. (Fonte: Getty Images)A comemoração é ainda mais alegre em outros países. (Fonte: Getty Images)

Em muitos países, o Dia das Mães é celebrado de maneira parecida: com presentes ou alguma atividade especial com os parentes. Só que outros em locais, a festa é bem mais animada e pode durar bem mais do que um mero domingo.

Na Tailândia, por exemplo, uma parada é realizada em homenagem às mães e jasmins são um dos presentes mais comuns. Já na Etiópia, há um festival inteiro dedicado às mães, que pode durar até três dias e conta com bastante comida e dança.

5. As pessoas gastam mais no Dia das Mães do que no Dia dos Pais

Por diversos motivos, as pessoas ainda preferem gastar mais com as mães do que com os pais. (Fonte: Getty Images)Por diversos motivos, as pessoas ainda preferem gastar mais com as mães do que com os pais. (Fonte: Getty Images)

Talvez essa não seja uma grande surpresa, mas as pessoas tendem a gastar bem mais com presentes e mimos no Dia das Mães do que no Dia dos Pais. No Brasil, muitos nem chegam a cogitar a compra de algo para seus pais, mas não deixam a data reservada para as mães passar em branco. Algo similar acontece em outros países, como nos Estados Unidos, onde o gasto médio em 2022 foi de US$ 171,79 no Dia dos Pais e US$ 245,76 durante o Dia das Mães.

6. A fundadora do feriado lutou para que ele fosse menos comercial

Infelizmente, Anna Jarvis se decepcionou com a comercialização da data. (Fonte: Getty Images)Infelizmente, Anna Jarvis se decepcionou com a comercialização da data. (Fonte: Getty Images)

Muita gente não faz ideia de como certos feriados são criados, como é o caso do Dia das Mães. Ele foi inicialmente idealizado por Anna Jarvis, uma americana que fez uma grande campanha pela criação deste feriado depois que sua própria mãe faleceu. Sua intenção era que esta data servisse para celebrar e reconhecer os esforços que as mães fazem ao criar seus filhos, mas se decepcionou ao ver como ele se tornou extremamente comercial e ligado à presentes. Anna chegou a fazer uma petição para que o feriado fosse rescindido nos Estados Unidos, mas além disso não funcionar, a data passou a ser comemorada em vários outros países.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: