Ciência
19/06/2023 às 08:00•2 min de leitura
Um projeto em andamento na cidade de Alexandria, no Egito, está dando o que falar. Uma espécie de pista elevada vem sendo construída bem na beirinha de uma das praias mais famosas do local, o que vem levando a queixas não apenas de moradores, mas também de especialistas.
O que, segundo o governo, visa melhorar a experiência dos visitantes e turistas, vem sendo chamado de "crime contra o Egito" por cidadãos, com alguns especialistas também se mostrando contrários à empreitada.
Autorizada pelo governo do Egito, construção de ponte a poucos metros de praia vem sendo alvo de críticas de cidadãos e especialistas
Iniciado no verão de 2022 no distrito de Montazah, no leste da Alexandria, o projeto de construção da Ponte Sadat tem sido alvo de muitas críticas. Segundo apuração do jornal Express, as autoridades locais liberaram a obra, que consiste em uma pista elevada bem próxima à costa da praia.
A Ponte Sadat acompanha a beira da praia de Montazah, na cidade de Alexandria, uma das maiores cidades do Egito. O destino é muito procurado por turistas principalmente durante o verão, já que conta com belíssimas praias — das quais ao menos uma agora vem sendo tomada por colunas de cimento.
Segundo as autoridades locais, a construção visa facilitar o tráfego de na área leste de Alexandria principalmente durante o verão, quando chegam os turistas. Além da ponte, o projeto também prevê a criação de um túnel e uma passarela para pedestres.
Entrevistado pelo portal Middle East Eye, Wael Idriss, um morador da cidade expressou descontentamento com o projeto. Para ele, a construção é "equivalente a um crime cometido contra a costa litorânea" da cidade. Idriss afirmou ainda que a praia em questão "já foi destruída e transformada em meros blocos de concreto."
Moradores e usuários de redes sociais vêm reclamando de projeto na praia de Montazah, no Egito
O assunto voltou à tona recentemente após uma foto publicada pelo portal Al-Ahram em julho de 2022 ser republicada nas redes sociais. A pista erguida no litoral chamou a atenção dos usuários de plataformas como o Twitter pela grande proximidade à água da praia.
Segundo oExpress, muitas pessoas vêm criticando bastante o projeto. "Construir uma ponte e um túnel em uma praia vai além da ignorância e a provocação ao povo," disse um usuário da rede de Elon Musk. "Por que estão destruindo Montazah com sua história, herança e beleza?," questiona outra usuária do Twitter, supondo que o caso se trata de "ignorância conspiratória."
Para o professor de planejamento urbano Mohamed Ibrahim Gabr, que leciona na Universidade Ain Shams, no Cairo, as autoridades poderiam ter buscado outras formas de lidar com o aumento no fluxo de tráfego na região. Ele acredita que o governo deveria ter buscado alternativas e conduzido estudos acerca da movimentação no local, levando em conta também as atividades comerciais na região.
Colunas de concreto da Ponte Sadat já tornam difícil enxergar a praia de Montazah
Já Magdi Allam, secretário-geral da Federação Egípcia para o Desenvolvimento Sustentável, teme os impactos ambientais que podem ser causados pelo projeto. Para ele, as colunas de concreto da pista elevada podem ter "efeitos negativos na vida marinha na área," além do impacto dos gases emitidos pelos veículos que passarem por ali quando o projeto estiver concluído.
Enquanto isso, o governo local segue defendendo a ideia de que a construção será benéfica e uma "maravilhosa adição à estrada costeira de Alexandria".