Ciência
20/06/2023 às 10:00•2 min de leitura
O mês de junho é marcado por festas juninas, feitas para celebrar Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29. Essa tradição é comum em diversas regiões do Brasil, mas não estão restritas apenas ao nosso país.
Pensando nisso, a Preply, plataforma de ensino de idiomas, fez uma pesquisa e descobriu como alguns países comemoram essa data e quais são os costumes dessas festas. Veja cada um deles a seguir.
Fogueira é uma das peças centrais da festa junina espanhola. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A festa na Espanha possui com características específicas em cada canto. Na Catalunha, no nordeste do país, os fogos de artifício ditam o show, enquanto em Barcelona, no norte, temos as tradições celtas, danças e concertos muito animados.
Já em San Pedro Manrique, na província de Soria, eles queimam mil quilos de lenha na frente da igreja da Virgen de la Peña e os homens de São Pedro participam de um desafio bem diferente: andar descalços com alguém nas costas enquanto pisam em um chão que está em brasas.
Festa junina com desfile de bonecos em Quebec. (Fonte: Mamãe Sortuda/Reprodução)
A festa do São João acontece nas cidades do Canadá que foram colonizadas pelos franceses. Em Quebec, o dia 24 de junho é marcado por um desfile de rua todo politizado e patriótico, com pouca natureza religiosa.
O evento, que virou feriado nacional, tem músicas com instrumentos de sopro, acrobatas e até 24 bonecos gigantes representando figuras históricas da cidade. Completam o pacote a fogueira, shows musicais, danças típicas, churrasco e fogos de artifício para iluminar o céu.
A festa junina na Dinamarca se chama Sankthans (dinamarquês para "São João"), e inclusive era feriado oficial até 1970. Por lá, existia o costume de criar uma bruxinha feita de palha e pano que era colocada na fogueira durante a celebração, relembrando os tempos de caça às feiticeiras na Europa.
Atualmente, a tradição da fogueira ainda existe nas praias, onde também acontece a realização de piqueniques e cantorias tradicionais.
Quadrilhas têm origem na França. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Engana-se quem pensa que a quadrilha surgiu no Brasil, já que esse tipo de dança é original da França. Por lá, a Fête de la Saint-Jean (Festa de São João, em português) tem uma fogueira para homenagear João Batista, além da tradicional dança.
Assim como na Dinamarca, o arraial é conhecido como Sankthans na Noruega. Por lá, é feito um banquete com pratos regionais, incluindo salsichas grelhadas, cachorros-quentes, arroz-doce com manteiga e canela e carnes e frutas defumadas. E, claro, a fogueira também está presente como parte da celebração.