Galinhas eram animais de estimação exóticos, segundo estudo

24/07/2023 às 04:002 min de leitura

Se hoje a carne de frango faz parte da dieta de grande parte da população mundial, um dia esses pequenos animais já estiveram dentro de nossas casas. O motivo? Acontece que a origem das galinhas domesticadas ainda é bastante contestado e estudos indicam que elas poder ser sido consideradas animais de estimação exóticos no passado.

Só depois de muito tempo que esses animais passaram a ser criados para o abate e, eventualmente, a indústria da carne de frango se fortaleceu de uma vez por todas. Entenda como toda essa história se desenrolou com o passar dos anos.

Origem das galinhas domesticadas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Até recentemente, a maioria dos estudos indicava que pessoas criavam aves selvagens na Ásia há 10 mil anos. Nesse período histórico, não existia qualquer evidência de que esses animais eram abatidos. Dessa forma, surgiram as primeiras teorias de que os pássaros eram criados para brigas de galos, não para comer.

As primeiras ossadas de galinha que indicavam abate vieram da antiga cidade de Maresha, que ficava no cruzamento das rotas comerciais para o Egito e Jerusalém durante a Idade do Ferro, entre os anos 400 e 200 a.C. Em 2022, no entanto, um grupo internacional de pesquisadores usaram a datação por radiocarbono para confirmar a idade de 23 das primeiras galinhas encontradas no oeste da Eurásia e no noroeste da África.

Além de descobrir que muitos desses ossos eram mais jovens do que se pensava anteriormente, os pesquisadores também mostraram que os animais na verdade eram faisões. De acordo com a nova análise, os ossos mais antigos de uma galinha doméstica foram encontrados no centro da Tailândia e datados entre 1650 e 1250 a.C.

Animais de estimação

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Com base na data atualizada, que coincide com o aumento do cultivo de arroz e milho em campos secos daquela região, os pesquisadores acreditam que a domesticação das galinhas pode ter começado quando algumas aves foram tentadas a descer das árvores pela quantidade de grãos disponíveis nos campos.

Porém, com base em evidências arqueológicas, o consumo de frango ou carne de boi só foi começar centenas de anos após esse marco histórico. Nos primeiros locais do Sudeste Asiático, esqueletos de galinhas adultas foram encontrados em sepulturas humanas. Na Europa, por sua vez, alguns desses animais possuíam seus próprios túmulos.

Esses são indícios de que essas aves um dia foram consideradas criaturas amigáveis, tornando-as animais de estimação exóticos. Durante a ascensão do Império Romano, o consumo de ovos ficou bastante popular, o que fortaleceu a indústria do frango. Conforme os anos foram evoluindo, a cultura do consumo da carne de galinha foi escalando gradativamente para outras regiões do planeta e se estabeleceu de uma vez por todas.

Logo, o que um dia caminhou para ser uma amizade entre as duas espécies, acabou se tornando uma grande traição por parte dos humanos. Bizarro, não é mesmo?

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: