Ciência
28/07/2023 às 08:00•2 min de leitura
Entre uma das preocupações centrais da Igreja Católica, está o desafio de criar vínculos com os mais jovens. Por esta razão, o Vaticano está prestes a lançar uma nova temporada do "Popecast", um podcast em que o Papa Francisco escuta histórias de jovens e os aconselha.
A iniciativa visa também celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer entre os dias 1º e 6 de agosto em Lisboa, capital de Portugal. O primeiro episódio havia sido veiculado em vídeo em março, mas só agora o Vatican Media está dando continuidade ao projeto.
(Fonte: GettyImages)
O Vatican News informa que a ideia da iniciativa é criar um tipo de comunicação mais efetiva com os mais jovens, explorando um formato que eles conhecem bem. Para concretizar os episódios do podcast, o Papa escuta, a partir de um computador levado até ele, o depoimento de jovens oriundos de diversos países e contextos sociais. Os áudios são gravados em italiano.
Essas pessoas contaram suas vidas sem saber que seriam escutadas pelo Papa Francisco. Segundo o Vatican News, os jovens "partilharam suas histórias, seus medos e problemas, os seus desejos e objetivos, livremente".
A seguir, o Papa oferece um conselho diferente a cada um deles, concluindo sempre com a mesma recomendação: "Avante". Estimula assim que, ainda que todos tenham problemas e angústias, os jovens sigam em frente.
(Fonte: GettyImages)
Em um dos episódios, o Papa Francisco ouve a história de um menino que fala dos desafios de ser católico e transgênero. Após proferir palavras de encorajamento, ele arremata que "o Senhor sempre nos acompanha, sempre. Mesmo que sejamos pecadores, Ele se aproxima para nos ajudar. Não desista, continue lutando".
Em outro, ele ouve o depoimento de dois adolescentes que estão cumprindo pena em uma unidade correcional. Os jovens narram como suas situações familiares e econômicas que os levaram a cometer crimes que se arrependem. O Papa então os aconselha dizendo que seus erros não devem bloquear suas vidas: “a história humana continua com seus sucessos e fracassos”.
Outra fala é de uma moça que sofre transtorno bipolar, e que se descreve “num balanço, entre o desejo de suicídio e o coração que explode de alegria”. Após ouvi-la, o Papa diz a ela que se deve “olhar sempre para frente, não perder de vista o horizonte e o horizonte é Deus”.
Ao fim dos episódios, o Papa sugere que todos que puderem participem dos eventos da Jornada Mundial da Juventude. “Vale a pena ir à JMJ. Vale a pena arriscar! Quem não arrisca, não vai adiante. Vale a pena ir lá, e depois a gente conversa”, concluiu.
O primeiro episódio do podcast, postado pelo Vaticano em março, foi realizado em comemoração ao 10º aniversário de Papa Francisco no cargo mais alto da Igreja Católica. A nova temporada deve reunir, assim como esse primeiro, episódios com cerca de 9 minutos.