Ciência
22/08/2023 às 03:00•2 min de leitura
O dólar é uma moeda mundialmente conhecida, sendo a mais importante quando se fala em ações na bolsa de valores e algumas outras transações comerciais. Porém, o que talvez muitos não saibam é que há alguns países que o utilizam de maneira oficial como primeira opção no comércio.
Caso esteja curioso para saber quais são algumas dessas nações, basta prosseguir a leitura e encontrar respostas nas próximas linhas.
(Fonte: CAF)
O Panamá é um dos países que utilizam o dólar americano como moeda no câmbio 1:1. Desde 1903, um balboa (a moeda nacional da nação) equivale a US$ 1. Porém, atualmente o balboa não é mais impresso, fazendo com que o dinheiro dos Estados Unidos seja amplamente aceito em praticamente qualquer comércio local.
(Fonte: GettyImages)
El Salvador é outra nação que passou a usar o dólar norte-americano em suas transações. Desde 2001, habitantes locais e turistas podem recorrer à moeda dos Estados Unidos para fazer compras em diversos tipos de estabelecimento.
(Fonte: GettyImages)
Desde o ano 2000, o Equador começou o processo de troca de moeda, deixando de lado o Sucre e adotando o dólar. Muito disso se deve pelo fato de que, em 1999, o dinheiro local havia alcançado o patamar mais alto de desvalorização: 60%.
(Fonte: GettyImages)
A ilha do Caribe que integra os territórios do Reino dos Países Baixos também é outra nação que passou a adotar o dólar norte-americano como moeda local. Além de oferecer um poder de compra mais estável para a população local, isso também facilitou as transações feitas por turistas que visitam o país.
(Fonte: GettyImages)
Após conquistar sua independência em 2002, o Timor-Leste também passou a adotar o dólar americano como moeda oficial. Entretanto, quem visita o país ainda pode encontrar dinheiro local na forma de centavos de Timor-Leste em circulação no comércio local.
(Fonte: GettyImages)
Em 2015, o Zimbábue desistiu de emitir sua própria moeda por conta do processo de inflação e adotou o dólar americano como dinheiro local.
Para se ter uma ideia do tamanho da desvalorização da moeda local, o El Pais revelou, em uma reportagem realizada em 2015, que 175 quadrilhões de dólares zimbabuanos eram o equivalente a US$ 5.
Aliás, um dado curioso: o Zimbábue era um dos poucos países que chegou a emitir moedas de moedas com mais de 10 zeros, já que a troca para o dólar americano fez a nota de 100.000.000.000.000 de dólares zimbabuanos sair de circulação.
(Fonte: GettyImages)
Outro país que utiliza o dólar americano como moeda local é a Micronésia. Este pequeno país da Oceania tem forte influência dos Estados Unidos, o que explica a adoção da moeda norte-americana no comércio local.
Vale lembrar que, além dos países acima, outras cinco áreas incorporadas ao território norte-americano também utilizam o dólar de maneira oficial: Porto Rico, Guam, Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Samoa Americana e Comunidade das Ilhas Marianas do Norte.
Além dos Estados Unidos e dos países mencionados acima, também há países que adotaram um tipo próprio de dólar para as suas transações. Veja quais são eles a seguir: