Mistérios
23/09/2023 às 08:00•2 min de leitura
O projeto "The Lost Bass" está ganhando força após ser lançado para reunir Paul McCartney com um de seus instrumentos mais famosos — o baixo elétrico Höfner 500/1, usando pelo músico nos anos 1960. O instrumento não é visto com seu proprietário original desde o final de janeiro de 1969, quando os Beatles estavam em Londres gravando as sessões de Get Back e Let It Be.
"Seja bem-vindo ao projeto The Lost Bass e ao maior mistério do rock and roll. Esta é a busca pelo baixo mais importante da história, o Höfner original de Paul McCartney", diz o site do grupo. O projeto foi lançado no início deste mês com uma equipe liderada pelo ex-gerente de marketing da empresa que produziu o instrumento, um jornalista da BBC e uma produtora de televisão.
Paul McCartney (com o baixo), George Harrison e Ringo Starr, respectivamente. (Fonte: David Redfern/Redferns/Getty Images)
No ano de 1961, Paul McCartney comprou o lendário baixo Höfner 500/1 em Hamburgo, na Alemanha, pelo valor de 38 libras, o equivalente a R$184. A aquisição se tornou instantaneamente o seu instrumento favorito. No entanto, oito anos depois, esse tesouro musical desapareceu misteriosamente, deixando dúvidas se foi levado por um fã apaixonado ou simplesmente extraviado. Hoje, esse mesmo baixo é estimado pela bagatela de mais de 10 milhões de libras, tornando-se uma relíquia mais do que valiosa!
Nick Wass, ex-gerente de marketing da Höfner e um dos líderes do projeto, já escreveu um livro sobre o sumiço do instrumento. Em entrevista à BBC, ele mencionou ter colaborado com McCartney e, após o músico fazer um comentário sobre o objeto em uma conversa recente, decidiu iniciar a campanha. No site oficial do projeto, Wass diz que em algum lugar do mundo, há alguém que sabe o que ocorreu com esse baixo e onde ele se encontra atualmente. "Paul ficaria muito feliz e emocionado se este instrumento pudesse retornar para ele", comenta.
(Fonte: John Pratt/Keystone/Getty Images)
Scott Jones, jornalista e idealizador da busca, aderiu ao projeto após assistir à apresentação de McCartney no Festival de Glastonbury, no Reino Unido, em 2022. Após entrar em contato com a fabricante, Jones descobriu que a empresa já estava tentando localizar o objeto, seguindo um pedido do ex-integrante dos Beatles.
Jones afirma que rastrear o baixo é o desafio mais empolgante de sua carreira, visto que o objeto pode estar em qualquer lugar do mundo. "Estamos, de certa forma, em busca do Santo Graal do Rock. Com a ajuda das pessoas ao redor do mundo que amam os Beatles e Paul McCartney, acredito que podemos localizar o baixo perdido. Essa é a inspiração por trás deste projeto: contar a história não contada desse instrumento icônico e, após 55 anos, trazê-lo de volta para casa", explica.
O projeto já recebeu centenas de novas informações, conforme relatado pelo grupo. Duas delas parecem promissoras. "A expectativa da Höfner é que alguém se apresente por pura boa vontade, e quem possuir o baixo provavelmente nem tem consciência disso", conta Jones à BBC.
(Fonte: David Redfern/Redferns/Getty Images)
Na busca pela peça, o grupo divulgou as características principais do baixo: corpo com padrão sunburst em três cores distintas, ausência de escudo, captadores embutidos em madeira preta e concebido para canhotos.
No site oficial, o grupo reforça que o baixo perdido também apresentava uma aparência bem diferente da última vez em que foi visto em fotos antigas, devido a uma reforma pela qual passou.
Para quem desejar se envolver na busca global, basta acessar o site, clicar na seção "Participe" e fornecer seus dados e as informações sobre o instrumento. Já pensou se você é o sortudo?