Artes/cultura
04/11/2023 às 11:00•3 min de leitura
Para quem está na procura por um lugar tranquilo e belo para viajar, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) recentemente publicou uma lista com as melhores aldeias turísticas no mundo para se viajar em 2023. O objetivo é que mais pessoas conheçam esses locais com lindíssimas paisagens naturais e de muita tradição.
Nos últimos três anos, a OMT reconheceu vilas em todo o mundo que "estão na vanguarda do cultivo das áreas rurais e da preservação das paisagens, da diversidade cultural, dos valores locais e das tradições culinárias". Veja só quais foram as cinco melhores colocadas para este ano!
(Fonte: Getty Images)
Localizada nos alpes japoneses, a vila de Hakuba é um excelente local para a prática de snowboard. Além disso, a aldeia possui uma cultura de hospitalidade que a torna muito acolhedora para visitantes. A política local é nunca rejeitar ninguém e mostrar como todos são bem-vindos.
Essa tradição de hospitalidade se desenvolveu por razões práticas: quando a neve chega e bloqueia estradas, muitas pessoas não podem sair dali — criando uma conexão entre os presentes. Além disso, Hakuba sediou muitos dos eventos dos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano em 1998 e possui pontos turísticos interessantíssimos.
Leia também: 6 lugares tão incríveis que parecem de outro mundo
(Fonte: Getty Images)
Para quem busca vistas impressionantes do mar, praias limpas e casas coloridas, a região de Ligúria, na Itália, é uma das melhores. Porém, a vila mais protegida do excesso de turistas é Lerici — um verdadeiro paraíso para quem quer um destino de viagem tranquilo.
Apelidada de capital do "Golfo dos Poetas", a vila acolhe numerosos festivais culturais e artísticos, como o Festival de Música de Lerici e o concurso literário Premio Lerici Pea Golfo dei Poeti. Segundo a OMT, esse é um destino que não apenas cativa pela beleza natural, mas também se destaca como um modelo de triunfo ambiental.
(Fonte: Ariadne Van Zandbergen/Alamy/Reprodução)
Em termos de beleza natural e vida selvagem, poucas vilas conseguem superar Lephis, localizada 160 km ao sul da capital da Etiópia, Adis Abeba. Os viajantes podem caminhar ou andar a cavalo pela impressionante cachoeira na região e também por colinas e vales, vislumbrando os animais que por lá vivem.
A floresta de Lephis também abriga cerca de 2 mil famílias, muitas das quais são apoiadas pela chamada Aldeia Ecoturística Lephis — uma iniciativa comunitária para preservar o patrimônio local e ajudar a comunidade. Os visitantes podem ver artesanatos e esculturas feitas de grama e bambu da região.
(Fonte: Getty Images)
Casas de pedra com tradicionais telhados vermelhos moldam a aldeia de Douma, no Líbano. A região também dá vista para as montanhas Batroun e igrejas centenárias. De acordo com a OMT, o compromisso de Douma em preservar o seu patrimônio arquitetônico e cultural desempenhou um papel importante na sua seleção para a lista de 2023.
Segundo pesquisadores, a vila protegeu diversos aspectos do seu patrimônio cultural, como suas tradições alimentares. Mas além de sua beleza, tradições, alimentação e sustentabilidade, Douma também se destaca pela gentiliza de seu povo. A população local é conhecida pelos seus corações generosos e até mesmo por guiar turistas por toda a aldeia.
(Fonte: Getty Images)
Uma das vilas mais recomendadas para o turismo pela OMT fica na América do Sul, especificamente na Colômbia. A aldeia de Zapatoca está localizada num planalto entre três desfiladeiros a cerca de 1,7 mil metros acima do nível do mar — apresentando uma beleza natural completamente inimaginável.
A diversidade da sua paisagem se destaca com antigas cavernas subterrâneas, florestas tropicais e montanhas para explorar. O clima é notavelmente estável, mantendo uma temperatura média de 20 °C durante o ano todo, o que é excelente para o turismo em todas as épocas. Para os amantes da música, a cidade também é conhecida pelos seus festivais de música e dança, que dão um charme especial para a região.