Ciência
16/11/2023 às 11:00•2 min de leitura
Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que o Cristo Redentor irá homenagear a cantora Taylor Swift, que está na Cidade Maravilhosa para a realização de três shows da sua turnê "The Eras Tour".
A informação foi confirmada pela assessoria do Santuário do Cristo Redentor, a qual confirmou à imprensa que o monumento terá uma projeção em homenagem à cantora — seguido de uma gincana para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Contudo, essa não é a primeira vez que o símbolo do Rio exibiu homenagens. Relembre outras cinco vezes que o Cristo Redentor foi repaginado para uma data especial!
(Fonte: Bruno Ryfer/Adidas)
Em 2019, o Flamengo estava pronto para disputar a final da Libertadores contra o River Plate em Lima, no Peru. O eventual título acabaria com uma seca da equipe carioca de 38 anos, iniciada após o título da competição em 1981 por Zico e companhia.
Na véspera da final, a Adidas — patrocinadora do time — promoveu um evento para torcedores convidados e fez uma projeção da camisa do rubro-negro no Cristo Redentor, com a seguinte frase: "Jogaremos Juntos". O rito parece ter "abençoado" o time do Flamengo, que se consagrou bicampeão do campeonato naquele ano.
(Fonte: Ogilvy Brasil/Divulgação)
Em ação da biofarmacêutica AstraZeneca em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, o Cristo Redentor foi iluminado de vermelho em 2021 devido ao Dia Mundial do Coração. A ação que iluminou o monumento não apenas de vermelho, mas também de amarelo, rosa, verde e azul, fez parte da campanha "No Ritmo Do Seu Coração".
O projeto idealizado pela agência Ogilvy Brasil fez parte do chamado "Setembro Vermelho", mês que chama atenção para os cuidados e prevenção das doenças cardiovasculares.
(Fonte: Marinha/Divulgação)
Em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Marinha realizou a projeção da imagem de um colete salva-vidas no Cristo Redentor também em 2021. A campanha, idealizada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, foi uma ação de conscientização do uso do colete salva-vidas
Coletes foram distribuídos para as colônias de pesca artesanal da cidade durante o evento. O projeto foi apoiado pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e de diversas instituições que valorizam ações para salvar vidas no mar.
(Fonte: Internet/Reprodução)
No fim de 2020, o Cristo Redentor recebeu uma iluminação especial na cor vermelha, representando uma grande bolsa de sangue. A iniciativa fez parte da campanha "Somos todos do mesmo sangue", em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue celebrado no dia 25 de novembro.
A ação chamou a atenção para a importância da doação de sangue e também para incentivar novos doadores, sobretudo durante a pandemia — quando houve queda de até 50% nas doações no Brasil.
Mais recentemente, o monumento carioca recebeu uma projeção com a palavra "paz" escrita em vários idiomas. A ação foi uma forma de homenagear as vítimas do conflito entre Israel e Palestina, que já se estende por muitos dias. Na época, o grupo extremista Hamas havia realizado um atentado que deixou 1670 pessoas mortas.
Em declaração oficial, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta disse: “Vivemos tempos difíceis, guerras urbanas, guerras entre países, e nós somos chamados a ser testemunhas da paz. O Cristo Redentor, mediador entre nós, a todos ilumine”.