4 contos de fadas de arrepiar os cabelos

25/12/2023 às 06:302 min de leitura

Contos de fadas são histórias fofinhas que foram escritas um dia para encantar as crianças, correto? Se você respondeu que sim, pense novamente. O fato é que, ao longo da história, as diferentes culturas foram capazes de criar histórias bastante horripilantes para passar algumas lições aos pequenos de um modo meio... apavorante. Neste texto, compartilhamos 4 delas.

1. Kukilingiattiaq

(Fonte: History Collection)(Fonte: History Collection)

Entre as crianças inuit, há uma história que mais parece um pesadelo, e que serve justamente para assustá-las. Ela fala sobre o Kukilingiattiaq, uma criatura escondida que fica nas sombras, esperando até avistar um ladrão Quando isso acontece, o Kukilingiattiaq estende a sua mão com três garras e agarra do nada o incauto ladrão. 

Ele então permanece o segurando até que alguém apareça para ver o que aconteceu. A ideia é justamente gerar bastante medo nos pequenos, para que eles pensem duas vezes antes de pegar algo que não lhes pertence.

2. Mulan

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)

É provável que você conheça Mulan por conta do filme da Disney. Mas, na verdade, a história original, surgida no norte da China, é um pouco mais trágica. Ela fala de uma moça que treina luta em casa e acaba substituindo o seu pai no serviço militar, disfarçada de homem. Na real, a Mulan real teria realmente existido e vivido na China, entre 420 e 589 depois de Cristo.

Hua Mulan consegue se dar bem e luta lado a lado com os soldados por dez anos. O final da história foi mudando ao longo do tempo. Em uma das versões, ela aparece casada e com filhos. Mas, em outras, seu pai morre e sua mãe se casa novamente enquanto Mulan está fora.

Ela então é convocada para se tornar concubina do Imperador. Só que ela prefere morrer a isso, e acaba se matando na frente do mensageiro que trouxe a ordem.

3. A Margarida

(Fonte: Domínio público)(Fonte: Domínio público)

No livro A Margarida, apresentam-se vários versos de cunho moral para orientar crianças de quatro a oito anos. Nela, Tommy e sua irmã Jane encontram frutas silvestres enquanto vagam por uma rua. Eles comem algumas, mas outras eles jogam fora.

Quando chegam em casa, elas se sentem mal e vão dormir, e acabam morrendo por envenenamento causado pelas frutas. É, no mínimo, bem sinistro.

4. Cinderela

(Fonte: Domínio público)(Fonte: Domínio público)

Os irmãos Grimm são considerados os dois nomes mais importantes a condensar alguns dos mais conhecidos contos de fadas. Contudo, nem sempre a versão que chegou até nós é a que foi registrada originalmente por eles.

Um caso é a da clássica história da Cinderela, que fala de uma moça que foi forçada a servir sua madrasta e suas duas irmãs adotivas. Ela então fica sabendo da ocorrência de um festival que será oferecido ao Príncipe, e pede para que seus amigos pássaros tragam a ela vestidos e sapatos que ela possa usar no evento.  Os pássaros fornecem tudo a ela, e Cinderela vai até o festival, onde conhece o Príncipe. Só que, antes que ele possa acompanhá-la até em casa, ela desaparece. 

A partir daqui, a história original é um pouco diferente do jeito pelo qual lembramos dela. O Príncipe joga piche na escada na esperança de prender a garota dos seus sonhos. Seu sapato dourado (que não é de vidro!) acaba ficando preso, mas Cinderela o deixa para trás e vai embora.

O Príncipe então parte para uma busca para encontrar a sua amada. Só que as meias-irmãs de Cinderela descobrem que seus pés são grandes demais para o sapato da moça. Uma delas então corta os próprios dedos e outra corta o calcanhar, no intuito de fazer o sapato caber em seus pés.

Não dá certo, e o Príncipe acaba encontrando Cinderela. Por fim, os pássaros bicam os olhos das irmãs más.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: