Artes/cultura
23/06/2024 às 13:00•3 min de leituraAtualizado em 23/06/2024 às 13:00
Poucos lugares no mundo carregam tanta mística quanto um parque da Disney. E para que tudo saia perfeitamente, os funcionários do local precisam estar atentos até aos menores sinais de problemas. Para isso, foram criados alguns códigos internos que a equipe utiliza quando nota que alguma coisa está saindo do normal.
Ainda que todos os integrantes, mesmo os fantasiados, sejam treinados para lidar com situações imprevistas, é comum que membros da segurança estejam disfarçados entre o público. Alguns dos espaços do parque contam com postos avançados, onde membros estão atentos para garantir ao público uma experiência inesquecível.
De acordo com ex-funcionários dos parques e cruzeiros da Disney, um dos piores códigos que um visitante pode ouvir no local é o "código 101". Isso porque essa palavra-chave indica que a atração que você está aguardando passou por algum problema e precisará ser fechada.
As causas são as mais variadas: contratempos com os brinquedos, adversidades com o elenco e, por vezes, algum inconveniente causado por um visitante. Todavia, se o código ouvido for o "código 102", pode correr para a fila, pois a equipe está indicando que a atração está prestes a ser reaberta.
Caso você seja um responsável e estiver em algum dos parques da Disney, ou até no cruzeiro da companhia, e relatar que não encontra um de seus filhos, imediatamente a equipe informará o "código 70".
Desta maneira, elenco e seguranças estarão cientes de que uma criança foi perdida, ou que, na outra via, uma criança não está conseguindo encontrar seus pais ou responsáveis. As características das pessoas procuradas são transmitidas juntamente com o código, auxiliando na identificação.
Qualquer visitante que se comporta mal na Disney recebe uma alcunha bastante afetuosa e diplomática: "convidado querido".
De acordo com ex-funcionários dos parques, é a maneira encontrada pela equipe para se comunicar com o turista inconveniente de forma mais educada possível, e também de orientar a equipe de segurança para monitorar o indivíduo sem gerar constrangimentos.
Outro código envolvido com visitantes que estão dando problema é o "cliente". Sempre que ouvir a equipe do parque da Disney se referindo a algum turista dessa forma é porque ele foi identificado como um potencial ladrão.
Quem já teve oportunidade de visitar um parque da Disney sabe que suas atrações podem ser lúdicas, emocionantes, mas também radicais. E nem todo mundo tem o organismo preparado para lidar com essas situações; por isso, existe o código "derramamento de proteína" ou "código V".
Ele nada mais é do que a equipe informando internamente que um visitante passou mal em alguma parte do parque, resultando em vômito. A dica é sempre tentar evitar ir em brinquedos após fazer uma daquelas refeições gordurosas no local.
Quando alguém se sente mal na Disney, todos os funcionários do parque são treinados para, imediatamente, acionar o "código alfa". Ele é uma palavra-chave associada a emergências que envolvam problemas de saúde e que sejam necessárias a presença de uma ambulância.
A magia da Disney faz parte da vida de muitas pessoas. Não é raro que, ao morrerem, algumas pessoas solicitem aos seus entes queridos que espalhem suas cinzas pelo parque, de modo a se eternizarem por ali.
Cientes disso, os funcionários da Disney criaram o código "alerta de pó branco", para que a equipe impeça que visitantes espalhem as cinzas pelo local, uma das principais violações às regras rígidas do parque.