Ciência
02/07/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 02/07/2024 às 09:00
Os Simpsons estão entre os desenhos animados mais queridos pelas pessoas. Milhões de fãs espalhados pelo mundo adoram a sátira afiada dos personagens criados por Matt Groening. E há um aspecto que esses fãs sempre destacam: o fato de que o desenho conseguiu "prever" eventos antes que eles acontecessem.
Coincidência ou não, é claro que há sempre o risco de que seja tudo uma especulação exagerada. Mas o fato é os Simpsons seguem falando sobre ocasiões futuras, inclusive algumas que se passam justamente em 2024.
Em novembro de 1987 enquanto os Simpsons não tinham ainda um desenho próprio (eles faziam parte do programa The Tracey Ullman Show), foi exibido um pequeno clipe de dois minutos chamado "World War III". Nele, Homer acorda sua família no meio da noite e a leva para um abrigo antiaéreo, no intuito de ver se todos estão preparados para se salvar no caso de um conflito global.
Mas essa não foi a única vez que os Simpsons fizeram referência a uma suposta Terceira Guerra Mundial. De todo modo, vivenciamos hoje um momento terrível de conflitos bélicos entre Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina, o que levou muitos fãs a declararem que aquela previsão pode estar prestes a ocorrer agora.
Uma das grandes discussões em torno da ascensão da inteligência artificial diz respeito à chance de que ela substitua completamente o trabalho humano em um futuro próximo. Esta é uma questão que já aparece nos Simpsons no episódio "Them, Robot", da 23ª temporada, em 2012.
O episódio se inicia com o Sr. Burns demitindo todos os funcionários na Usina Nuclear de Springfield, com exceção de Homer. Os demais trabalhadores foram substituídos por robôs. Homer então tenta tornar as máquinas mais inteligentes, ao ensiná-las a jogar beisebol e a reagir a situações como se fossem humanos.
Claro que o resultado não é nada bom. Os robôs passam a impedir Homer de beber cerveja, gerando uma grande confusão, e os ex-funcionários demitidos da usina salvam a cidade do caos, forçando o Sr. Burns a recontratá-los. Levando em consideração que este episódio foi exibido 12 anos atrás, é revelante atentar que, entre 2023 e 2024, cerca de 5 mil trabalhadores americanos perderam seus empregos para as máquinas. Ou seja, havia ali uma suposta previsão do futuro.
Em 2015, em um episódio, os Simpsons exibiram um curta chamado “Trumptastic Voyage”, trazendo à tona a ideia de que o milionário Donald Trump concorresse à Presidência, o que de fato ocorreu. Os desdobramentos dessa decisão são já conhecidos por todos.
Na trama do curta, Homer está parado logo atrás de Trump quando é puxado para dentro da grande cabeleira do futuro presidente dos Estados Unidos. Pouco depois de Trump anunciar, em novembro de 2022, que concorreria à Presidência nas eleições de 2024, Al Jean, antigo produtor do desenho, compartilhou no Twitter uma captura de tela dos Simpsons com a imagem de Trump e a legenda dizendo "conforme previsto em 2015".
Agora é torcer para que a previsão esteja errada e Trump não tenha chances de retornar ao poder, o que certamente seria catastrófico para o mundo.