Artes/cultura
17/08/2024 às 10:33•1 min de leituraAtualizado em 17/08/2024 às 10:37
O apresentador e empresário Silvio Santos faleceu neste sábado (17) após ter sido internado em julho no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, com um quadro de H1N1. A informação foi confirmada pelos canais oficiais de comunicação do SBT, canal de televisão que fundou.
Silvio Santos teve uma trajetória única na televisão brasileira, moldando a maneira como o brasileiro consome entretenimento televisivo até hoje. Nascido no Rio de Janeiro, filho de imigrantes gregos e turcos, Silvo começou a trabalhar no rádio e teve seu primeiro contrato com uma empresa em São Paulo, onde posteriormente foi parar na TV. Em 1975, adquiriu um canal de televisão e fundou a TVS, que posteriormente tornou-se o SBT.
Entre os programas mais famosos dos quais Silvio Santos esteve à frente estão “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”. Encerrou sua carreira apresentando o “Programa Silvio Santos” nas noites de domingo e passou o bastão para sua filha antes de se aposentar e se recolher da vida pública.
Além do sucesso como apresentador, Silvio Santos fez fama com a gravação de marchinhas de Carnaval que se tornaram muito populares, além de grandes bordões que marcaram época na TV. Em 1989, Silvio anunciou candidatura à presidência da república, mas teve seu pedido indeferido pelo TSE. O apresentador também foi dono de diversas empresas em vários ramos.
Silvio Santos deixa a esposa Íris Abravanel, com quem se casou em 1978, e suas filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, além de Cíntia e Silvia, filhas do primeiro casamento com Cidinha, falecida em 1977.